Qual o caráter de Deus ao expressar generosidade?

Quando se trata de generosidade, acredito que sua fonte e autor é o próprio Deus. Para ser generoso ou pensar em generosidade, devemos sempre pensar em como Deus é generoso. Pense no ar que você está respirando, pense nas árvores que são fontes de oxigênio para você, pense em todo o universo coordenado para lhe servir. Você não tem qualquer contribuição. Você é o convidado! Você é o hóspede de Deus; Ele é o anfitrião. Ele criou tudo por generosidade e deu para você. Mesmo que você não pense ao respirar, toma oxigênio. Você já pensou ou calculou alguma coisa a respeito? Não, nenhum de nós, apenas dormimos e supomos que haverá oxigênio. É assim a generosidade. É abundante, não é calculada, não é multiplicada, nem subtraída. Não há matemática na generosidade. É um presente. Está embutida nele. Você não pode realmente separar Deus da generosidade. Ela faz parte do caráter divino.

Então, se devemos dar um exemplo, não é realmente por sua riqueza ou pobreza, a generosidade se aplica aos ricos e aos pobres. É algo que está em nós, que cresce em nós. E acredito que você não pode se educar para ser generoso, mas pode se educar para ser doador. Você pode dar, você pode aprender a fazer isso, e ao dar, há sempre um cálculo. Há matemática na doação, com a generosidade não. Seja generoso. A generosidade não está relacionada ao dinheiro, mas às ações. Você pode ser generoso até em dar um grande abraço ou um grande sorriso, você pode fazer isso sendo gentil com alguém. Você será generoso por isso. Há muitas coisas que podemos falar a respeito da generosidade.

Eu vi muita generosidade em minha vida… Na verdade, posso dizer que eu mesmo, sou o resultado da generosidade. Minha avó é muito generosa, mesmo sendo avançada em idade, trabalhava dia e noite e, ainda assim, me criou. Está vendo? Eu conheci a generosidade a partir de seu exemplo, mesmo ela não sendo rica. Tenho muitos amigos que cresceram da mesma forma.

Posso dizer que a África é um continente muito generoso, da pobreza os africanos tiram muito amor. Eles dão um grande abraço e boas-vindas calorosas. Você pode ir para qualquer casa africana e então verá verdadeira generosidade. Novamente, não é sobre ter ou não, mas sobre o caráter em geral. E toda a minha vida fala sobre verdadeira generosidade. E essa generosidade se espalha, pois faço o meu melhor para isso.

 Acredito que no ministério cada passo da sua vida tem que ser sintonizado com a generosidade. Você não pode atuar no ministério sem ela. Digamos que parte da generosidade seja visitar e olhar para as minorias étnicas esquecidas: por ricos, por governos, pelos sistemas de cada país. Sei que um coração generoso vai em busca daqueles que estão precisando e lhes dá suporte de alguma forma. Não só ajudando, mas também recebendo generosidade deles. Não é apenas de um lado, na verdade, quando se trata de vida prática, se você é generoso, seja humilde para que o outro também possa mostrar generosidade em sua vida. No WE-LEAD essa é a nossa visão.

Vemos em 2 Coríntios 8:1-5 que o povo da igreja da Macedônia deu mais do que podia, do que estava em sua capacidade. Vai além disso, pois eles eram pobres, mas deram de coração. Sem qualquer expectativa de receber algo em troca. Veja, generosidade é sempre sem expectativa. É como um fluxo natural.

Um exemplo muito prático foi que trabalhei com pessoas que estão em campos de refugiados, sendo perseguidos em sua terra natal. E também trabalhei com pessoas que estão em seu próprio país, mas escondidas no subterrâneo por serem perseguidas pelo governo. E conheci alguns desses refugiados perseguidos nos Estados Unidos e na Europa. Eu literalmente choro toda vez que os encontro. A maioria não tem um trabalho legalizado, eles talvez estejam trabalhando nas fábricas, no aeroporto limpando e fazendo todo tipo de coisas dia e noite, mas são pessoas trabalhadoras. E quando doam, é um milagre. Não é só quando eles podem doar, na verdade, quando nos convidam para suas casas, é um milagre. E vejo verdadeira generosidade através dessas pessoas, especialmente com os etíopes. Às vezes vemos o ato de generosidade além da nossa expectativa, a propósito, a generosidade sempre transcende as expectativas.

Creio que se dizemos que somos cristãos, significa que somos seguidores de Cristo. Não há delimitação nisso. Nossa vida, nossas ações, nossa comunhão, ou mesmo nossas casas precisam refletir que seguimos Cristo. Mais uma vez, não posso forçá-lo a ser generoso. Não é um mandamento. Vou apenas mostrar-lhe Cristo e o próprio Deus, que são generosos, e vou orar para que sejamos generosos como Cristo que deu Sua vida por nós.

E que possamos aprender com Deus, nosso Pai. Não podemos colocar a generosidade no mesmo continente por termos o mesmo padrão, o mesmo manual — a Bíblia que lemos. E temos o mesmo rei, seja em qual país estivermos. Então que aprendamos com Ele a ser generosos. E novamente, não há cálculo ou matemática em generosidade: seja generoso e que o Senhor nos ajude a alcançarmos isso.

Devo dizer que sou muito privilegiado. Nunca pensei em fazer parceria com o Pão Diário porque me lembro de ler — enquanto estive na escola — os devocionais e os outros recursos bíblicos do Pão Diário. Eu estava tão animado na época, e estou ansioso por trabalhar com o Pão Diário. Na verdade, Ministérios Pão Diário é um bom exemplo de generosidade. Nunca pagamos um centavo para conseguir esses devocionais. Eles são tão poderosos. Basta pedir ao ministério por um exemplar, basta perguntar em igrejas para ver o quanto o Pão Diário é conhecido por aqui. Foi o que fiz, perguntei às pessoas quanto pagaram: nada, mas alguém investiu, alguém deu seu coração por esse devocional.

Queremos ver a África em geral adotando essa generosidade, aprendendo com a generosidade do Pão Diário. E estamos realmente ansiosos para fortalecer a parceria porque ela, desde o primeiro dia, não é como dar e receber. É a mente de Deus, é a mentalidade do reino dos Céus ao qual somos convidados. Por isso estamos tão felizes e nos sentimos abençoados por fazer parte da história do Pão Diário. Obrigado.

 Tefera Endalew