Não dá nada!

Desde o início da faculdade tive algumas matérias — do tipo que sabemos o quão fácil é passar com pouco esforço —, e em uma delas decidi não me empenhar em estudar e simplesmente deixei acontecer, na certeza de que passaria nela.

O problema desse comportamento, bem comum para muitas pessoas na faculdade, é que isso demonstra um problema de caráter na personalidade. Quando você decide “levar a matéria”, não pensa na importância do conteúdo ou na dedicação do professor, mas apenas vive sob um raciocínio imaturo, nada altruísta e totalmente momentâneo. Ou seja, pensa tão somente em si mesmo que decide seu futuro baseado no pecado da preguiça. Então, vamos conversar sobre pecados intencionais cultivados em nossa vida?

Falando sobre o assunto

Argumentos para viver no pecado
Compreendo argumentos do tipo: “Tem tanta matéria inútil”, “Eu nem vou usar isso”, pois já os usei. Mas tudo isso não é somente sobre você. Se já conhece a vida que existe em Cristo, precisa caminhar como Cristo caminhou. Isto é: você deve estudar de maneira intencional, independentemente de ser fácil ou difícil. Aliás, Deus é Deus de organização e devemos aprender a agir como Ele.

Após ter percebido meus pensamentos e ter feito metade do semestre desse modo irresponsável, escolhi reprovar (sim, optei por reprovar na tal matéria). Isso, pois eu sabia que tinha feito a escolha errada no começo e seria prejudicial para minha vida continuar vivendo como se tal escolha fosse nada.

Está aí uma famosa frase ruim: “Não dá nada, é só uma matéria”. Não, não é só uma matéria, mas falta de caráter cristão. Os argumentos para continuar vivendo no pecado demonstram falta de compreensão da Palavra de Deus.

Andar intencionalmente no Espírito
Algumas versões da Bíblia fazem referência a palavra “andar” no Espírito. A versão usada aqui faz uso da palavra “sigamos” e ambas fazem referência a ação de viver não segundo seus próprios argumentos, mas nos princípios do Espírito Santo. Agora você não toma
decisões baseadas no que pensa ser o correto, mas no que o Espírito da verdade, o Espírito Santo, revela na Palavra de Deus. Garanto a você que o fruto do Espírito não inclui a preguiça. Aliás, você mesmo pode verificar em Gálatas 5:22-23 para compreender que ser guiado pelo Espírito significa viver de forma que transborda o bom fruto. Desse modo, “deixem que o Espírito guie sua vida” (GÁLATAS 5:16).

Arrependimento
O ponto importante a ser destacado sobre o pecado é que precisamos nos arrepender para começar a transformar os passos que temos dado até aqui. A Palavra de Deus deixa claro que “se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 JOÃO 1:9).

A Palavra também afirma que alcançamos misericórdia quando abandonamos os pecados (PROVÉRBIOS 28:13).

Portanto, decida hoje se arrepender e confessar seus pecados a Cristo, pois o que está em jogo certamente é sua vida, e sua vida plena nele.

Onde encontrar na Bíblia?

GÁLATAS 5:22-23 – Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!

GÁLATAS 5:25 – Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida.

1 JOÃO 1:9 – Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Questões para debate

1. Pare e pense em sua rotina: onde existe pecado intencional sendo cultivado?
2. Quais são seus argumentos para continuar andando dessa maneira?
3. Você tem seguido de forma intencional o Espírito de Deus? Que tal iniciar uma mudança hoje por meio do arrependimento e
da confissão?

Oração

Senhor, perdoa-me, pois tenho escolhido viver no pecado da preguiça, mas hoje quero confessar em que áreas da minha vida tenho aplicado a famosa frase: “Não dá nada”. Perdoa-me, Pai, e guia-me para viver, andar e seguir pelo caminho da vida eterna, pelo caminho que Tu fizeste para que eu andasse. Obrigada por Tua Palavra que sempre tem me exortado e ensinado a maneira certa de viver. Em nome de Jesus, amém.

Jéssica Pavanelo
Letras Português/Inglês — UTFPR em Cris to

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais