Motivos para um Feliz Natal

O Natal está chegando e podemos nos encher de esperança.  Vamos separar um momento para descobrir o porquê dessa época do ano ser um momento feliz cheio de esperança, alegria e amor. 

Talvez você esteja distante de casa e até com inveja de amigos podem estar com seus entes queridos durante essa temporada de festas. Ou quem sabe até tenhamos família com quem passar o Natal, mas ainda nos sintamos muito sozinhos.

Só porque nos sentimos sozinhos não significa que devemos nos sentir sozinhos. Deus sempre está conosco, não importa onde estejamos e Ele nunca está longe de qualquer um de nós. A Bíblia nos diz: “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17:28), e que Deus está sempre conosco até o fim dos tempos (Mateus 28:20). 

Neste Natal, por que não começar a conversar com Deus sempre que se sentir sozinho? Não importa onde ou quando, podemos nos relacionar com Deus e contar a Ele tudo o que estivermos pensando. 

Muitos planos não se concretizaram e enfrentamos desafios este ano. Talvez tenhamos tentado cuidar de nossas mágoas com um pouco de autocuidado, saindo para passear ou abraçando conscientemente uma caneca de café. Ou tentamos contar nossas bênçãos na esperança de melhorar nosso humor.

No entanto, a dor da mágoa e da decepção permanece e, apesar dos nossos melhores esforços de fazer um balanço de nossas bênçãos, nosso humor ainda não melhorou.

Ainda que o autocuidado possa ser benéfico, é um bálsamo temporário, pois dependemos de nossos “eus” feridos para nos curar. No entanto, Deus quer que confiemos a Ele todas as nossas preocupações porque Ele se importa profundamente conosco (1 Pedro 5:7).

E aqui está uma verdade maravilhosamente reconfortante: quando a dor parece demais para suportar e não conseguimos encontrar as palavras para dizer, podemos ter a certeza de que o Espírito está intercedendo em nosso favor (Romanos 8:26).

Muitos de nós passamos os últimos meses trabalhando e talvez sentimos que não conquistamos muito este ano, e nossa lista de desejos tenha ficado em segundo plano.

Não fazer nada pode parecer um enorme ponto final na vida. E, com isso, podemos nos sentir apáticos e incompletos, sem nada para olhar para trás neste Natal.

Apesar do que parece, Deus tem usado esse tempo para aumentar nossa fé nEle, priorizar nossa vida de oração e nos ensinar a nos concentrar naquele que realmente importa. As Escrituras dizem que devemos considerar isso como “grande alegria” sempre que enfrentarmos provações de vários tipos, porque, a partir disso, teremos um caráter que é perfeito e completo, sem faltar nada (Tiago 1:2-4).

Deus está trabalhando em nossas vidas para o bem, mesmo quando não podemos vê-lo, e podemos confiar que Ele realizará o que Ele se propôs a fazer em nós (Romanos 8:28).

Não negamos a nós mesmos aquilo que desejamos, até já garantimos as guloseimas de Natal (e montamos a árvore natalina).

Inicialmente, receber os nossos itens de compras on-line, render-se às delícias caseiras de amigos e admirar a árvore de Natal enfeitada nos enche de dopamina. Mas uma vez que os pacotes estão abertos, a ceia de Natal terminada, ainda sentimos um vazio interior.

Somente em Cristo encontramos verdadeira realização e suficiência. As Escrituras dizem que o caminho seguro para satisfazermos os desejos do nosso coração é buscarmos nossa alegria no Senhor (Salmo 37:4). 

Deus pode satisfazer as nossas necessidades de acordo com as riquezas da Sua glória em Cristo Jesus (Filipenses 4:19), e a satisfação obtida durará muito mais do que uma nova compra ou uma guloseima feita. 

Sabemos de alguém que fez fila do lado de fora do banco de alimentos para comprar uma cesta, ou teve um corte salarial, ou cuja saúde mental piorou depois de perder o emprego e ter dificuldade de conseguir outro.

A pandemia nos deixou um tanto inseguros e temerosos, também levou nossa segurança, empregos e nossa saúde mental. A vida começa a retomar seu rumo, e podemos ter dúvidas quanto à vontade de Deus para nós.

Mas àqueles que buscam o Senhor sentirão falta de nada (Salmo 34:10), e assim como o salmista, nós também podemos provar a bondade do Senhor se confiarmos nele, mesmo que as coisas não pareçam estar ou se não sentirmos que estejam boas neste momento (Salmo 34:8).

Nossas listas de presentes de Natal estão feitas e as enviamos por e-mail para todos. Agora há apenas uma coisa a fazer…

Esperamos ansiosamente pelo dia de Natal, na expectativa de abrir os pacotes para ver quais itens da nossa lista estão debaixo da árvore (ou em nossa caixa de correio).

Mas há um presente atemporal que sempre estará no topo da nossa lista de desejos. É o presente mais precioso que nos foi dado há mais de 2.000 anos – Jesus. Ele nos foi dado não apenas para nos salvar do pecado (Mateus 1:21), mas para nos dar todas as coisas que precisamos para uma viva esperança (2 Pedro 1:3).

Neste Natal, vamos receber, nos maravilhar e considerar mais uma vez o presente supremo: Jesus Cristo, o doador de todos os presentes. E não vamos parar por aí, mas compartilhar esse presente com todos aqueles que nos cercam!

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.