No fundo, todos queremos que nossos relacionamentos sejam construídos no que é verdadeiro e bom. 

Isso só pode significar que queremos Deus em nossos relacionamentos. E isso porque apenas Ele oferece a plenitude que desejamos!

Aqui estão 9 mitos sobre relacionamentos que (sub)conscientemente acreditamos.

Vamos trocá-los pelas verdades de Deus e nos libertar dessas ilusões que decepcionam e construir relacionamentos centrados em Deus e verdadeiramente gratificantes.

O casamento é apenas para esta vida, porque em nossa nova vida, “não nos casaremos nem nos daremos em casamento” (Mt 22:30). Mas o amor que teremos com Deus e uns aos outros será maior do que qualquer tipo de amor que experimentamos na Terra.

Os relacionamentos podem ser difíceis, mas também podem trazer o melhor de nós, ensinando-nos a dar um ao outro de forma sacrificial. Somente quando as coisas ficam difíceis é que vemos as profundezas da bondade e paciência e experimentamos o amor que “cobre muitos pecados” (1 Pe 4:8).

Um casamento centrado em Deus está enraizado no próprio Deus.

Devemos nos preparar para o casamento, mas não podemos confiar apenas em estratégias e instruções. Ler todos os livros por aí não tornará o casamento infalível. Somente vivendo pelo Espírito (Gálatas 5:16-18) – ouvindo Sua inspiração e nos apoiando em Sua capacitação – podemos crescer em amor e maturidade.

Vocês podem completar as frases um do outro e trocar olhares de conhecimento, mas nem sempre estarão na mesma página sobre tudo. À medida que crescemos e mudamos, podemos ficar em sincronia aprendendo a nos comunicar bem (Pv 15:2). Quando houver falta de entendimento, peça a Deus sabedoria para saber como seguir em frente.

Não podemos nos apegar a algo que está constantemente flutuando. Mas podemos nos apegar ao que Deus diz sobre amor e casamento. O sentimento apaixonado pode desaparecer, mas isso não significa que o amor seja menos verdadeiro. Conhecemos o amor verdadeiro porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:7) e nos amará até o fim.

Ter essa conexão – a sensação de que você ‘clicou’ – certamente pode ser especial. Mesmo assim, um bom relacionamento não é construído com base nisso. Há outras coisas que importam mais a longo prazo, como compartilhar a mesma fé, esperança e amor que nos mantêm unidos (Cl 3:14).

Deus cuida de nós e Ele tem Seus planos. No entanto, Deus também nos dá liberdade para tomar decisões. Enquanto Ele nos traz oportunidades de conhecer outras pessoas, o que fazemos com esses encontros depende de nós.

Mas maior do que o objetivo de encontrar nosso único e verdadeiro amor é ver Deus como o único e verdadeiro Amor. Nada é tão profundamente satisfatório quanto conhecê-lo e encontrar prazer neste relacionamento eterno de amor (Fp 3:8).

Você pode ter vindo de uma família problemática ou cometido um pecado grave. Mas não precisa terminar aí. Quem você é agora é mais importante – Deus o perdoou e o recebeu como Seu filho. Ele não o deixará quebrado para sempre (Fp 1:6). Aprenda a fazer as pazes com seu passado e abrace tudo de bom que Deus deseja lhe dar.

Discutir nem sempre é ruim (Pv 27:6), porque pode nos mostrar como lidamos com o conflito. Aprenda a lutar bem “atacando” o problema e não um ao outro e seu relacionamento se tornará mais forte.

Reserve um tempo para discutir como você pode enfrentar problemas recorrentes da melhor maneira possível.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão. 

Ilustração por @yanyancandyng.