Mitã Rory, um povo feliz.

Mitã Rory, em caiuá — Criança Feliz, em português —, faz parte de um projeto de ensino da escola bilíngue da nação Caiuá. Por meio do conhecimento, da música, do desenvolvimento pessoal e de princípios cristãos, esse projeto atinge os corações abertos e sensíveis trazendo uma nova perspectiva para o futuro dessa etnia indígena.

Tudo começou com o objetivo de resgatar a língua e de trabalhar os valores através da Bíblia e de brincadeiras que se utilizam da música cantada pelas crianças em sua língua nativa. Hoje, com 80 crianças, entre 8 e 13 anos, o projeto é Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Amambai/MS e inspira muitos ao redor do mundo.

O objetivo de Ministérios Pão Diário, ao abraçar esse projeto especial da Escola Municipal Mitã Rory, foi realizar um sonho de 18 anos de todos aqueles que vêm trabalhando com este coral: gravar um DVD. Com a venda deste recurso, visamos levantar fundos para os custos de produção de uma edição especial do devocional Pão Diário na língua nativa caiuá, que será entregue a mais de 10 mil indígenas, e também reformar a Escola Municipal Mitã Rory. Na escola, 900 crianças serão melhor atendidas como resultado da reforma das instalações físicas.

Além da gravação do DVD, também foi produzido o curta-metragem Mitã Rory — Criança feliz que mostra um pouco da realidade da nação Caiuá. O ambiente fora da escola nem sempre é tão acolhedor e compreensível com o indígena, e essa é uma das causas que tem elevado o número de suicídios nessa população.

No Brasil, de acordo com o Mapa da Violência elaborado com dados do Ministério da Saúde (2012) entre a população indígena — em geral — a cada 100.000 pessoas, 30 cometem suicídio. Por muitos anos, a nação Caiuá vem sendo açoitada por altos índices desta estatística: entre esta tribo, a cada 100.000 caiuás, 60 se entregam ao suicídio. Nesse contexto trágico, a maioria da população indígena sofreu o trauma de perder alguém da família dessa forma.