Mas vocês, amados, edifiquem uns aos outros em sua santíssima fé, orem no poder do Espírito Santo e mantenham-se firmes no amor de Deus, enquanto aguardam a vida eterna que nosso Senhor Jesus Cristo lhes dará em sua misericórdia. — Judas 1:20,21

Mas vocês, amados, edifiquem uns aos outros em sua santíssima fé… É isso o que você está fazendo todos os dias? Você pratica a adoração em família? Faz devocionais individuais? Lê sua Bíblia cada vez mais?

Se essas coisas se infiltraram em nosso coração inconscientemente, reajamos com penitência e consideremos o fundamento sobre o qual edificamos a nossa santíssima fé: o fato de que “…Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Desçamos à cruz, ao coração partido do nosso Deus, ao sacrifício que pagou pelos nossos pecados. Deitemos fora os livros que minaram nossa fé; cortemos os interesses e relacionamentos que levaram a nossa vida ao pó. Depois, olhando para Jesus, edifiquemo-nos em nossa santíssima fé.

…orem no poder do Espírito Santo… Esse é o próximo passo após estabelecer o fundamento da fé. Nada é tão difícil quanto orar corretamente. Você ora pelos servos de Deus até seu coração incandescer? Pede que o seu pastor seja incendiado com o fogo divino? Ora domingo após domingo para que almas sejam convertidas a Deus? 

Só podemos nos manter no amor de Deus edificando-nos em nossa santíssima fé — orando no Espírito Santo, e em nada mais. Se tentarmos lutar as batalhas de Deus com nossas próprias armas, com nosso próprio poder moral, fracassaremos — e fracassaremos miseravelmente. Porém, se usarmos as armas espirituais confiando completamente em Deus e mantendo um relacionamento simples com Jesus Cristo, orando no Espírito Santo, jamais fracassaremos.

…mantenham-se firmes no amor de Deus… Mantermo-nos no amor de Deus é uma grande exigência. O que Judas quer dizer com essa exortação? Será que ela significa relaxar toda a severidade para deslizar para um espírito amplo, humanitário — assim como disse Robert Browning: “Deus está em Seu céu — tudo está em ordem no mundo”?

Não, ela não pode significar algo tão natural assim; caso contrário, não teríamos necessidade de um escritor inspirado para nos dizer para fazê-lo. “Mantenham-se firmes no amor de Deus” se refere, muito claramente, a algo distinto e especial, algo revelado na vontade direta de Deus; um empreendimento espiritual que precisamos considerar — e considerar cuidadosamente com a ajuda do Espírito Santo.

Manter-se significa trabalho. Não é um flutuar preguiçoso: é trabalho. Trabalhe ou você se afastará do amor de Deus. Comece a rastrear o dedo de Deus e o amor de Deus nas grandes calamidades da Terra e nas calamidades que lhe sobrevieram. Dê o máximo de sua mente e espírito, trabalhe — às vezes, agonize — para se manter no amor de Deus. É nossa sabedoria, nossa felicidade, nossa segurança mantermo-nos no amor de Deus.

Como me mantenho em qualquer esfera, mas usando todos os meios para permanecer

ali? Se eu desejar me manter na esfera espiritual do amor de Deus, precisarei usar o grande instrumento do reino espiritual, que é a fé. “Deus me ama” — diga isso muitas vezes, sem pensar em seus volúveis sentimentos. Não viva longe de Deus; viva perto dele, deleitando-se nele. Remova todas as barreiras de egoísmo e medo, e mergulhe no insondável amor de Deus.

“Mantenham-se firmes no amor de Deus” A Bíblia não diz “continuem amando a Deus” — ninguém é capaz de fazer isso. Quando você tiver compreendido a verdade acerca da pecaminosidade do seu próprio coração, não pense nela novamente. Em vez disso, olhe para a grande, vasta e imensurável magnificência do amor de Deus.

Reflita

De que forma você tem se fortalecido na fé? Quais passos práticos você tem dado para não se tornar complacente?

O que significa orar no poder do Espírito Santo? De que maneira saber que o Espírito Santo está lutando nossas batalhas espirituais nos livra de confiar em nosso próprio poder moral?

Segundo Chambers, como nos “mantemos” no amor de Deus? Que “grande instrumento do reino espiritual” nos possibilita fazer isso?

O que significa para você o fato de que “nada” pode separá-lo do amor de Deus? Como isso o liberta para seguir em frente?