O sinal de bateria fraca em nossos celulares é suficiente para nos fazer sair em busca do carregador. “Não podemos deixar a bateria acabar”, pensamos.

Mas com que frequência fazemos um check-up em nossas baterias internas? Nós nos “ligamos” a coisas que nos recarregam e nos reabastecem quando estamos mergulhando no vazio? Ou escondemos o nosso cansaço e seguimos em frente?

Antes de ficarmos exaustos de tanto trabalho, é hora de nos afastarmos da maré de ocupações da vida e recarregar as baterias na presença de Deus, deixando o Espírito Santo nos reabastecer e renovar.

Não está seguro de quando ou como se afastar antes que as coisas se tornem opressivas? Listamos alguns pontos que podem ajudar!

O toque constante de nossos telefones, notificando-nos de tudo, desde novas atualizações de status a uma longa lista de novos e-mails de trabalho fluindo. Com tantas coisas clamando por atenção, por onde começamos?

Logo, ficamos um tanto irritados a cada nova notificação, desejando poder transferir nossas responsabilidades para outra pessoa.

Talvez seja hora de desligar esses avisos em nossos telefones e, em vez disso, voltar nosso foco para Deus, lembrando-nos de que nossa ajuda vem do Senhor, o Criador do céu e da terra (Salmo 121:1).

Aquela apresentação para terminar além de nosso trabalho atual, questões domésticas para lidar e resolver ou um dos pais enfermo para cuidar.

“Estou perto de perder o controle”, suspiramos cansados como um balão vazio.

Mas antes de esvaziarmos completamente, é hora de praticar alguns exercícios de respiração profunda, junto a uma música de louvor ao fundo, ou meditar nas Escrituras para nos lembrar de que Deus é nosso refúgio e força (Salmo 46:1) e que Sua graça é suficiente para nós (2 Coríntios 12:9).

Só mais um e-mail ou texto para responder, mais uma máquina de roupa para lavar, sempre há apenas mais uma coisa a fazer…

Antes que percebamos, estamos no chão do banheiro em prantos porque estamos cansados até os ossos, e parece não haver fim para nossas tarefas, embora tenhamos trabalhado com diligência nisso.

É normal admitir que estamos cansados e que precisamos descansar porque o descanso vem de Deus (Salmo 23:1-3). Portanto, desligue esse telefone ou computador, deixe a roupa lavada por mais um dia e descanse.

Aprender a se render pode não ser uma coisa fácil de fazer em nossa cultura moderna, porque dá a ideia de que somos um tanto obstinados. Afinal, somos capitães do nosso destino!

Então, nós nos desesperamos tentando fazer as coisas com nossa própria força e vontade, e ficamos frustrados quando os planos não funcionam da maneira que esperávamos.

Em vez de fazer tudo à nossa maneira, que tal colocá-los aos pés de Deus, entregando nossos planos e desejos a Ele? Afinal, Seus pensamentos são mais altos do que os nossos (Isaías 55:8-9), e podemos confiar nele para estabelecer nossos passos (Provérbios 16:3-9) e tornará tudo belo em Seu tempo (Eclesiastes 3:11).

Acabamos nos oferecendo como voluntários para centenas de coisas diferentes na igreja, e também dissemos “sim” para várias atividades após o trabalho porque temos vergonha de dizer não…

E agora não podemos lembrar bem o que está acontecendo e quando vai acontecer, e nosso nível de energia está caindo rapidamente para zero.

Recusar as coisas pode inicialmente parecer estranho, especialmente se quisermos agradar às pessoas, mas não podemos ser os heróis de todos.

Em vez disso, vamos pedir sabedoria a Deus (Tiago 1:5) para saber onde Ele gostaria que concentrássemos nossos talentos, tempo e energia. Isso também garante que a área em que estamos ajudando ou servindo terá o benefício de nossa atenção total.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais