Chegamos a Malaquias, o décimo segundo e último dos Profetas Menores. Pelo contexto em que escreve, alguns estudiosos consideram que ele viveu a partir do ano 515 a.C., porém, a maioria reconhece seu trabalho e ensino entre os anos 430 e 400 a.C. O livro começa com uma advertência, o que evidencia um clima tenso. Observe: “Uma advertência: a palavra do Senhor contra Israel, por meio de Malaquias” (1:1). Ao longo do livro encontramos seis embates, ou discussões, entre Deus e o Seu povo. Se uma discussão pode não ser agradável, imagine seis e, ainda por cima, com Deus, que conhece nossos argumentos, raciocínio e atitudes.

É possível que você já tenha tido o dissabor de ir para cama após uma discussão com o seu cônjuge. Ou então, no ambiente de trabalho, talvez você já tenha discutido com alguém e, ao invés de conseguirem resolver o problema, vocês discutiram ainda mais e pioraram a situação. Existem falas que são muito comuns nesse tipo de situação: “Você falou isso!”; “Não coloque palavras em minha boca!”; “Mas foi o que você quis dizer!”; “O seu gesto e o seu rosto comunicaram isso” etc. Que discussão que vale a pena? Há um texto de Provérbios que diz: “É melhor viver sozinho no canto de um sótão que morar com uma esposa briguenta numa bela casa” (21:9). Isso é verdade tanto para uma mulher rixosa quanto para um homem rixoso. É  desagradável, transforma o ambiente e, no final, se você avaliar bem, reconhecerá que não vale a pena. Muitas vezes a vitória numa discussão vem seguida da percepção de que se   perdeu a pessoa ou o amigo. Cria-se um clima desagradável que, muitas vezes, inviabiliza o relacionamento, embora se faça necessário em tantas circunstâncias.  

Quando se trata de discutir com alguém investido de autoridade, a situação é ainda mais crítica. Se um soldado discutir com um sargento, por exemplo, será preso. Definitivamente, não dá para discutir com autoridade. Então, quando pensamos no texto de Malaquias, em que as discussões são com Deus, isso torna tudo muito mais sério. Nesses embates, entre Deus e o Seu povo, encontramos considerações e argumentos que cabem perfeitamente em nossos dias. São realidades nossas e reclamações que Deus tem a fazer sobre você e eu. Sendo assim, olhemos para Malaquias pensando nas divergências que o povo de Deus pode ter com o Senhor. Reflita sobre as atitudes que você tem tido que, em vez de permitirem que você desfrute do amor de Deus, têm dado motivo para Ele ser o seu debatedor. 

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais