Por que vocês me chamam “Senhor! Senhor!”, se não fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei como é aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. Ele é como a pessoa que está construindo uma casa e que cava fundo e coloca os alicerces em rocha firme. Quando a água das enchentes sobe e bate contra essa casa, ela permanece firme, pois foi bem construída. Mas quem ouve e não obedece é como a pessoa que constrói uma casa sobre o chão, sem alicerces. Quando a água bater nessa casa, ela cairá, deixando uma pilha de ruínas.

Estudo

  1. Como Jesus nos orienta a considerar Suas palavras?
  2. Como você acha que as palavras de Jesus nos ajudam a “cavar fundo” nos alicerces da nossa vida?
  3. Existe alguma área da sua vida que parece que entrou em colapso ou foi destruída? Pergunte a Jesus como Suas palavras podem ajudá-lo a reconstruir um alicerce sólido.
  4. No cotidiano, como é construir sobre as palavras de Jesus, comparado às pessoas que constroem “sobre o chão, sem alicerces”?
  5. Que “enchentes” você está vivendo agora? Que diferença as palavras de Jesus estão fazendo em suas provações?

 

Oração

Senhor Jesus, é fácil ouvir Tuas palavras, mas, às vezes, é difícil colocá-las em prática. Ajuda-me a ser obediente em todas as áreas da minha vida. Amém.

 

E agora, para onde?

Se você tiver tempo, leia Efésios 2:19-22 para dar outra olhada em nosso alicerce e o que estamos construindo, não apenas individualmente, mas juntos como cristãos!

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal dar sua própria resposta cada vez que Jesus faz uma pergunta à multidão ou aos Seus discípulos? Assim, em espírito de oração, veja o que ela revela sobre o seu coração e confie isso ao cuidado compassivo de Jesus, deixando que Ele o guie e o faça crescer.

 

Provérbios 3:3-6

Não permita que a bondade e a lealdade o abandonem; prenda-as ao redor do pescoço e escreva-as no fundo do coração. Então você conseguirá favor e boa reputação, diante de Deus e das pessoas. Confie no SENHOR de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade dele em tudo que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.

 

Estudo

  1. Faça uma lista de todas as instruções contidas nesta passagem. Qual o desafia mais?
  2. Liste os benefícios de obedecer às instruções. Qual você mais deseja?
  3. O que essa passagem nos diz, especificamente, para não fazer? Por que você acha que isso está escrito?
  4. Atente para as palavras “todo” e “tudo”. Dedique um momento para refletir sobre como isso muda cada instrução e o que isso significa para a sua vida. 
 

Oração

Senhor Jesus, obrigado porque eu não preciso passar pelas lutas da vida sem direção! Por favor, enche-me com o Teu amor e bondade e dá-me a graça para confiar em ti em todas as áreas da minha vida. Amém.

 

E agora, para onde?

Se tiver tempo, leia Salmo 37 e veja como ele se adequa à passagem de Provérbios 3!

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal destacar pequenas palavras, a exemplo de “todo” e “tudo”, para perceber que diferença isso faz na sua compreensão de outros mandamentos e promessas da Bíblia?

Perguntas para reflexão