Lançamento: Conexão Universitária

O novo projeto de Ministérios Pão Diário tem alcançado universitários de todo o Brasil com os estudos bíblicos.

Escrito por jovens universitários para jovens universitários, Conexão Universitária é o resultado de esforços para manter a unidade cristã nos ambientes acadêmicos. O conteúdo desse livro foi pensado na realidade dos contextos em que os universitários estão inseridos.

E para o evento de lançamento do Conexão Universitária, conversamos com pessoas essenciais na construção desse projeto abençoador. 

Como surgiu o projeto

Edilson Freitas, diretor do Pão Diário Brasil, falou sobre a importância da parceria entre PD e a Rede Universitária que possibilitou o surgimento do devocional. “A ideia do Conexão é ter um conteúdo físico para ajudar os universitários a fazerem os estudos bíblicos. Quando chegou para nós a ideia do livro, os textos estavam concebidos, já era o que eles utilizavam na prática. O que o Pão Diário fez foi colocar em um formato de livro para facilitar o estudo”, explica Freitas. 

Jéssica Pavanelo, a coordenadora do projeto, contou como tem sido fazer parte dessa experiência de promover a visão do reino de Deus e ajudar mais jovens estudantes em sua caminhada com Cristo. “O Conexão Universitária tem conectado pessoas e estudantes ao redor de todo o Brasil. Começou aqui em Curitiba, ainda era algo pequeno, que aos poucos começou a conectar as pessoas. Por mais que no Brasil exista uma comunicação regional muito específica de cada estado, o Conexão foi entrando e realmente conectando os estudantes. Eles estão em uma fase muito importante de construção de carreira e identidade, e um estudante falando sobre isso, compartilhando o processo dele no reino de Deus, é muito importante para que outros, em outros estados, também se conectem com essa mesma compreensão e crescimento. O intuito realmente é que os próximos estudantes que virão possam ir além de onde nós estamos hoje e alcancem lugares mais altos”, comenta Pavanelo.

Adesão dos universitários

João Rech, que também atua como voluntário, compartilhou como ele vê o envolvimento dos universitários. “Eu vejo que a adesão dos universitários tem sido muito boa porque a maneira como o livro é trabalhado fala não somente de questões da universidade, mas também questões da vida do universitário, como a própria igreja, relacionamentos, família, etc. A gente fala da universidade na maior parte do tempo, mas também envolve as questões pessoais e relacionais”, fala Rech.

Experiência e expectativas

Uma das participantes do projeto, Kathleen Varela, que escreveu um devocional para o livro, compartilhou sobre a sua experiência de fazer parte desse movimento para tocar vidas com as palavras que Deus colocou em seu coração. “Foi uma experiência muito incrível, porque escrever é uma coisa, agora ver o devocional publicado é outra completamente diferente. Quando estamos na universidade, nós somos bombardeados com muita coisa e, conseguir parar no meio disso tudo para sentar e escrever algo do coração de Deus para você e para outros universitários que também estão passando pela mesma necessidade. É uma grande responsabilidade, mas também é um privilégio passar para frente as experiências que você tem aprendido”, compartilha Varela.

Carla Alana da Cruz Ferreira, participante do evento, compartilhou sobre as expectativas em relação ao conteúdo do livro Conexão Universitária. “A minha expectativa é alta, porque querendo ou não o devocional é para nos aproximar de Deus e eu acredito que o material vai ajudar a muitas pessoas, porque com certeza vou ler e me identificar”, comenta Ferreira.

Podcast e App Conexão Universitária

Além do livro impresso, o projeto Conexão Universitária também conta com outros recursos complementares para os estudantes. “A partir do livro, surgiu a necessidade de nos conectarmos ainda mais com os jovens, e eles estão muito conectados nas redes sociais, YouTube, etc, então surgiu a ideia do podcast e também de disponibilizar o conteúdo semanal pelo APP”, finaliza Freitas.