Nosso tema deste mês se concentra na união com Cristo, que se baseia no tópico do mês passado sobre o amor de Deus por nós em Jesus. O conteúdo do devocional deste mês apresenta quatro devocionais da Jornada através de Efésios, de Robert Solomon, que nos ajudarão a entender melhor o que significa estar “em Cristo”.

Um panorama

O apóstolo Paulo escreveu sua carta aos efésios de uma prisão de Roma, por volta de 60–62 d.C. Ele também escreveu cartas aos colossenses, filipenses e a Filemon. Ninguém sabia o que aconteceria a Paulo, enquanto ele aguardava o julgamento por acusações fraudulentas feitas por seus inimigos, que odiavam o apóstolo e sua pregação do Evangelho. Paulo se valeu dessa oportunidade (veja Efésios 5:15-16) para escrever quatro epístolas, que ganharam espaço no Novo Testamento.

Em Efésios, contemplamos a grandeza dos planos eternos de Deus para nos abençoar. Maravilhamo-nos com a obra salvífica de Cristo, que nos traz vida e paz, e tomamos ciência dos dias maus nos quais os redimidos filhos da luz devem viver fielmente. A epístola é uma reflexão teológica e pastoral da natureza, origem, caráter, missão e futuro da Igreja.

Paulo começa detalhando todas as bênçãos que o Deus Triúno concedeu à igreja. Elas são encontradas em Cristo, através de quem os crentes são vivificados e recebem nova dignidade e novo destino. Judeus e gentios são reunidos em uma igreja, por meio da paz de Cristo, a qual quebra barreiras. Esse mistério do Evangelho foi confiado à Igreja, que é desafiada a viver sua identidade e chamado em unidade e pureza.

Esse chamado implica que abandonemos a velha vida de pecado e adentremos à nova vida em Cristo, que leva a uma profunda transformação nos motivos, comportamentos e em todos os relacionamentos. Assim, a Igreja é a nova sociedade, vivendo em meio à velha sociedade pecaminosa, enquanto se posiciona contra o ataque das forças espirituais inimigas. Cristo, o Cabeça e Noivo da Igreja, assegurará que a Igreja será vitoriosa e herdeira de seu futuro nele.