Foi desprezado e rejeitado, homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo. Demos as costas para ele e desviamos o olhar; ele foi desprezado, e não nos importamos. Apesar disso, foram as nossas enfermidades que ele tomou sobre si, e foram as nossas doenças que pesaram sobre ele. Pensamos que seu sofrimento era castigo de Deus, castigo por sua culpa. Mas ele foi ferido por causa de nossa rebeldia e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fôssemos restaurados e recebeu açoites para que fôssemos curados. Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o SENHOR fez cair sobre ele os pecados de todos nós.

 

Estudo

  1. Liste cada uma das dores – físicas e emocionais — que Jesus experimentou. Onde você vê essas dores em sua vida?
  2. Faça uma lista de tudo que essa passagem diz sobre “nós” e “nossos(as)”. Como você relaciona com cada um deles?
  3. Que benefícios podemos obter por meio do sofrimento de Jesus?
  4. Leia cada versículo novamente, em espírito de oração, e entregue cada uma de suas dores a Jesus, pedindo a Ele por Sua plenitude e cura. Agradeça a Ele por carregá-las por você.

 

Oração

Senhor Jesus, obrigado por todos os pesares, dores e feridas que carregaste por mim. Por favor, ajuda-me a experimentar mais da cura e plenitude que tu compraste para mim. Amém.

 

E agora, para onde?

Se você tiver tempo, leia todo o capítulo de Isaías 53 e veja que outras coisas Jesus carregou por você.

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal fazer as cinco perguntas — “Quem?”, “O que?”, “Quando?”, “Por que?” e “Como?” para ajudá-lo a ver mais claramente o que Deus está fazendo em qualquer outra passagem bíblica?

 

1 Pedro 4:12-16

Amados, não se surpreendam com as provações de fogo ardente pelas quais estão passando, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrem-se muito, pois essas provações os tornam participantes dos sofrimentos de Cristo, a fim de que tenham a maravilhosa alegria de ver sua glória quando ela for revelada. Se vocês forem insultados por causa do nome de Cristo, abençoados serão, pois o glorioso Espírito de Deus repousa sobre vocês. Se sofrerem, porém, que não seja por matar, roubar, causar confusão ou intrometer-se em assuntos alheios. Mas, se sofrerem por ser cristãos, não se envergonhem; louvem a Deus por serem chamados por esse nome!

 

Estudo

  1. Que tipos de sofrimento são mencionados nessa passagem?
  2. Todo sofrimento é “sofrimento como cristão”? Como devemos — ou não — sentir-nos sobre os sofrimentos cristãos?
  3. Qual deve ser nossa resposta a esse tipo de sofrimento?
  4. Que bênçãos ou coisas boas você enxerga nessa passagem e como podemos experimentá-las?
  5. Qual é a diferença entre se sentir envergonhado em seu sofrimento e louvar a Deus em seu sofrimento?

 

Oração

Senhor Jesus, obrigado porque não preciso ficar surpreso ou amedrontado quando chegam os tempos difíceis. Agradeço-te porque estás sempre comigo. Louvo-te porque nada pode me impedir de ser um filho de Deus. Amém.

 

E agora, para onde?

Caso tenha oportunidade, leia Tiago 1:2-4 e Romanos 5:3-5 para descobrir mais bênçãos que provêm das dificuldades na vida cristã.

  

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal destacar qualquer comparação e contraste entre cristãos e não cristãos que estão nas cartas do Novo Testamento para ajudá-lo a enxergar como se destacar como cristão neste mundo?

 

Perguntas para reflexão