Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus. Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor. Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês.

 

Estudo

  1. Liste as coisas sobre as quais devemos pensar fervorosamente. Separe um momento para pensar sobre o que cada uma delas significa para você em sua caminhada com Jesus.
  2. Por que você acha que devemos pensar nessas coisas?
  3. O que devemos fazer quando estamos ansiosos?
    a) Quando devemos fazer isso?
    b) Como devemos fazer isso?
  4. Qual será o resultado?
  5. Faça uma lista das coisas que você aprendeu sobre a paz nessa passagem.

 

Oração

Senhor Jesus, obrigado porque não tenho que carregar o peso da preocupação e da ansiedade. Ajuda-me a trazer tudo — grande ou pequeno — a ti, em oração, e a escolher alicerçar minha mente em coisas boas. Obrigado pela paz que tu trazes. Amém.

 

 E agora, para onde?

Se tiver tempo, leia Isaías 26:3 e 1 Pedro 5:7 e anote o que você aprender sobre a paz de Deus.

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal destacar todas as palavras de ação e instruções específicas para ver se isso não o ajuda a aplicar outras passagens nas cartas do Novo Testamento?

 

 1 João 1:5-9

Esta é a mensagem que ouvimos dele e que agora lhes transmitimos: Deus é luz, e nele não há escuridão alguma. Portanto, se afirmamos que temos comunhão com ele mas vivemos na escuridão, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se vivemos na luz, como Deus está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade. Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

 

Estudo

  1. Como Deus é descrito nesta passagem?
  2. Na sua opinião, o que “luz” e “escuridão” significam?
  3. Faça uma lista de tudo que essa passagem nos diz para fazermos e outra das coisas que Deus faz.
  4. O que devemos fazer com nosso pecado e qual será o benefício resultante dessa ação?
  5. Por que você acha ser importante confessar nossos pecados a Deus, apesar de já termos o perdão de Jesus?

 

Oração

Senhor Jesus, eu te agradeço porque não me deixaste tentar lidar com o meu pecado por mim mesmo, mas criaste um caminho para que eu possa ser totalmente perdoado, limpo e purificado. Ajuda-me a andar cada vez mais na Tua luz. Amém.

 

E agora, para onde?

Caso tenha tempo, leia João 3:19-21 para ver como o viver na luz de Jesus é descrito.

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal listar os benefícios apontados nas passagens das cartas do Novo Testamento para ver se isso não o ajuda a tornar a obediência de um dever em alegria?

 

Perguntas para reflexão