A comida nos conforta e nos nutre. A comida nos conecta e nos define. Compartilhar uma refeição com a família e amigos é mais do que apenas encher o estômago, é convidar os outros para o nosso coração e para as nossas vidas, de histórias partilhadas e trocadas à mesa.

Há também um elemento espiritual na comida, e abaixo estão os alimentos da Bíblia que estão ligados a eventos e cenas importantes, lembrando-nos das maravilhas e verdades de Deus.

1 – Um lembrete do corpo de Jesus quebrado para nossa liberdade.

Jesus teve sua última refeição com seus discípulos na noite anterior à sua captura. À mesa, partiu o pão, tomou um cálice de vinho e o deu a eles. Os discípulos devem ter achado estranho, quando Jesus ao tomar o pão disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”, o vinho ele disse: “Bebam dele, todos vocês” (Mateus 26:26-29).

Hoje, a comunhão é tomada como um lembrete do sacrifício que Jesus fez para que possamos ter a vida eterna com Ele no Céu.

O pão e o vinho nos lembram que Jesus é o Pão da vida (João 6:48) e Ele é o único que pode matar nossa sede e fome (Mateus 5:6).

2 – Um lembrete da provisão fluindo de nosso Deus para nós.

A viúva não tinha dinheiro para pagar um credor, e ele estava ameaçando levar seus filhos para serem seus escravos como pagamento. Desesperada, ela correu para Eliseu, o profeta, pedindo ajuda, e ele lhe disse uma coisa bastante curiosa: pegue potes vazios de seus vizinhos e despeje o pouco de azeite que ela tem em todos os potes, a portas fechadas. Então, ela deveria vender todos eles.

Logo aconteceu o maior milagre: uma reserva inesgotável de óleo saiu da jarra, e ela conseguiu encher todas as jarras. Ela vendeu todos eles e tinha sobras suficientes para viver.

O azeite humilde nos lembra que Deus é nosso Provedor e que é capaz de suprir todas as nossas necessidades.

Leia 2 Reis 4:1-7

3 – Um lembrete do amor eterno e incondicional de Deus por nós.

Deus ordenou aos israelitas que sacrificassem um cordeiro macho de um ano, sem nenhum defeito, na noite da praga final, que mataria cada primogênito de uma família egípcia. As instruções de Deus para os israelitas foram específicas: ao sacrificar o cordeiro, eles não deveriam quebrar nenhum de seus ossos, e seu sangue deveria ser usado para pintar o batente da porta. Deus “passaria por cima” das casas com o sangue marcado na porta da frente.

É também um prenúncio de Jesus, que é o Cordeiro de Deus (João 1:29). Seu corpo foi partido na cruz por nós, mas nem um único osso foi quebrado. Cobertos com Seu sangue, somos “passados” da morte eterna para a vida eterna com Ele.

O cordeiro é um lembrete do amor sacrificial e duradouro de Jesus por nós.

Leia Êxodo 12:1-29

4 – Um lembrete de que nossas vidas são adoçadas por Deus.

A Palavra de Deus é o alimento da alma para nós. É cheio de Espírito e de vida (João 6:63), e Suas palavras são mais doces que mel para nossos lábios (Salmo 119:103). Ele esbanja Seu amor e promessas sobre nossas vidas. Ó, prove e veja que o Senhor é bom (Salmo 34:8)!

Só então é natural que a bondade de nosso Pai se manifeste em nossa conduta e em nosso falar. Que todas as nossas ações e conversas sejam sempre cheias de graça (Colossenses 4:6), porque palavras graciosas são favos de mel, doces para a alma e curativos para os ossos (Provérbios 16:24).

O favo de mel é um lembrete de que nossas vidas são adoçadas por Deus.

5 – Um lembrete de que Deus afirma quem Ele designa.

O time de Arão desempenhou um papel significativo na liderança dos israelitas fora do Egito. Seu cajado simbolizava autoridade e foi usado por Deus para realizar vários milagres. Ele se transformou em uma cobra na corte do Faraó, transformou água em sangue e convocou pragas de mosquitos e rãs.

Então, quando os levitas ficaram descontentes com a autoridade extra que Deus havia dado a Arão e seus filhos como sacerdotes, Deus usou o cajado de Arão para florescer (Números 17:5) e afirmá-lo como Seu designado.

As amêndoas são um lembrete de que Deus afirma quem Ele designa.

Leia Números 17

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.