Leia: 1 Timóteo 2:1-7

Mahatma Gandhi disse ao Dr. E. Stanley Jones, um missionário da Índia, que ele não tinha problemas com o Cristo do cristianismo; seu problema era com os cristãos. Ele observou que muitos deles não viviam de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Há muitas pessoas como Gandhi que se afastaram de Cristo por causa do mau testemunho dos Seus seguidores. É importante lembrar que os cristãos são, para o mundo observador, os exemplos vivos da verdade e do poder do evangelho.

A testemunha cristã ideal (que atrai ao invés de repelir) é marcada por ”uma vida pacífica e tranquila, caracterizada por devoção e dignidade“ (v.2). Tal vida é boa e agradável a Deus (v.3), pois reflete o caráter divino e leva à salvação das pessoas. Paulo retrata Deus como querendo que “todos sejam salvos“ (v.4; cf. 2 Pedro 3:9). E há apenas um Salvador para todos, o Senhor Jesus Cristo que “deu a sua vida para comprar a liberdade de todos” (v.6). Jesus pagou o preço na cruz para resgatar todas as pessoas de seus pecados, oferecendo-se como resgate. Ele é o único mediador entre homens pecadores e um santo Deus (pois não há outros deuses) e, portanto, o único que pode trazer a salvação a todos (v.5).

A questão é que, como Jesus é o único Salvador para todos, não devemos distrair ou desviar as pessoas de Jesus — isso seria algo terrível. Não devemos nos tornar obstáculos à salvação dos outros por causa de nossa infidelidade ou desobediência. O ensinamento fiel da sã doutrina traz vidas verdadeiramente belas e piedosas, que por sua vez ajudam a trazer outros a Cristo, convencendo-os da verdade do evangelho (1 Pedro 2:12). Paulo estava totalmente comprometido com seu ministério como um arauto (pregador), um apóstolo (líder), e um professor dessa verdadeira fé (1 Timóteo 2:7) que salva e transforma as pessoas.

Por isso, é importante orar por todos (para que todos possam ser salvos), incluindo líderes mundiais que precisam governar com responsabilidade para que o ambiente social seja propício à divindade e ao evangelismo (vv.1-2).

Reflita

  • Faça o máximo de conexões que puder entre a santidade e a evangelização do mundo. Quais são as razões comuns pelas quais as pessoas se afastam da igreja?
  • Como explicaria que Jesus é o único Salvador de toda a raça humana? Quais são as implicações disso para o seu testemunho e vida de oração?
  • Quais são algumas maneiras específicas de orar por aqueles na liderança governamental onde você vive?