Nosso falar tem um papel importante no evangelismo. Podemos assustar uma pessoa se fizermos um apelo para  que aceite Cristo cedo demais. Podemos confundi-las se rapidamente as envolvermos em longas explicações sobre doutrinas bíblicas difíceis. Podemos aborrecê-las se formos muito duros e rápidos em apontar erros de um grupo religioso no qual estejam envolvidas. Devemos ser como Paulo que disse que ele tentava encontrar algum ponto em comum com todos, fazendo todo o possível para salvar alguns (1 Coríntios 9:22). 

Declarar nossos valores. Esse é um bom item para começar. Porém, devemos ter o cuidado em não soar santarrão, mas dizer coisas que demonstrem o que realmente valorizamos na vida. A pessoa não salva logo captará conceitos importantes: que não medimos o sucesso pela riqueza, que nos preocupamos mais com honestidade do que com riquezas, que estamos mais satisfeitos com o bom caráter de nossos filhos do que com suas notas altas, que enfatizamos mais o eterno que o temporal.

Testemunho pessoal.  À medida que a amizade se desenvolve e começamos a compartilhar como nos sentimos a respeito de diferentes assuntos, teremos a oportunidade de relacionar algumas de nossas experiências pessoais com o Senhor. Podemos contar como Ele nos tirou o peso da culpa, como nos deu paz num tempo de provação, como respondeu nossas orações, como mudou nossa atitude para com alguém que nos prejudicou.

Nesse ponto, seus novos amigos, podem começar a evitá-lo. Se a amizade terminar, que seja por decisão deles. Frequentemente nossos amigos vão se fixar nas nossas experiências com o Senhor e vão demonstrar interesse em aprender mais.

Estudo Bíblico.  Se eles quiserem saber mais, este é o tempo de envolvê-los num estudo bíblico simples, evangelístico e relacionado à vida. Você pode escolher um livro ou livreto como guia, mas não o use como um substituto para a Bíblia.

Ao liderá-los nesse estudo, seja honesto. Se não souber a resposta para uma pergunta admita e prometa perguntar para alguém que saiba. Então prossiga e volte com a resposta. Um bom estudo bíblico evangelístico dá uma excelente base para uma decisão sólida para a salvação.

É bom lembrar que a maioria das pessoas vem a Cristo como o resultado de um processo. Aqueles que respondem significativamente a uma palavra de um zeloso desconhecido, num avião ou em outro encontro casual qualquer normalmente foram preparados por contatos e eventos prévios. T. T. Shields, um conhecido pastor no Canadá, costumava dizer que leva nove meses para produzir um bebê saudável e que, forçar o nascimento muito depressa, produz nada mais que um natimorto.

 

Texto extraído e adaptado do livreto “Quebrando o silêncio”, de Herb Vander Lugt.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais