Doze simples homens - Profetas menores: quem são eles?

A definição de Menores está relacionada especificamente ao volume de seus livros que, comparativamente aos Profetas Maiores, são menos extensos. Os Profetas Menores viveram entre os séculos 9 e 5 a.C. em diferentes reinos, impérios e circunstâncias sociais e políticas. Alguns viveram em meio à prosperidade, enquanto outros em meio à calamidade, ruína, pobreza, indignação, perplexidade e sofrimento. Alguns tomaram conhecimento de questões internacionais; já outros estavam bem dentro dos limites de seu próprio povo. Nenhum deles teve muitos seguidores ou foi popular. Alguns foram ouvidos e acatados, enquanto outros completamente rejeitados. Alguém até poderia dizer que, não fosse o fato de estarem dentro da Bíblia próximos a tantos livros mais populares e difundidos como a Lei, os Salmos e os evangelhos, eles já teriam desaparecido.

No entanto, estes “Doze simples homens” colocaram seus pescoços em risco por confrontar poderosos e caíram no ostracismo por sua mensagem contrariar as tendências do coração pecaminoso e a sedução de homens obstinados. Nenhum deles alcançou a fama, nem teve popularidade, porém o que falaram é maravilhoso, vamos conhecê-los?

Oseias – o profeta do amor

Apesar do anúncio do castigo, ao longo do livro de Oseias encontramos também um amor surpreendente, do começo ao fim. É o amor surpreendente de

Read More »