Discipulado

Jesus nos chama para um relacionamento pessoal: renunciando a nós mesmos, tomando nossa cruz e o seguindo como Seus discípulos. Ele tem toda a autoridade. Não há outro maior. De fato, é Jesus quem devemos seguir!

Porém, o chamado de nosso Senhor não consiste apenas em um relacionamento vertical, “eu e Deus”. Ele nos chama a viver em comunhão com pessoas, em família, aprendendo uns com os outros e manifestando o Seu amor. O Senhor deseja que cresçamos na fé, e dessa forma, possamos auxiliar outros a segui-lo.

Falando sobre o assunto

Relacionamento

A Bíblia nos ensina que aqueles que receberam a Cristo, ou seja, todos os que têm Jesus como seu único Senhor e Salvador, foi lhes concedido “o direito de se tornarem filhos de Deus” (JOÃO 1:12). Portanto, pertencemos a família de Deus, somos irmãos em Cristo. O discipulado consiste em irmãos mais velhos, que estão a mais tempo caminhando com Jesus, ensinando os irmãos mais novos a andar no caminho da salvação.

O discipulado consiste em relacionamento, em caminhar junto com alguém. Por amor a Cristo e a nossos irmãos, precisamos discipular! Nosso amor a Deus e nossa espiritualidade é revelada no nosso amor pelos irmãos. “Ele nos deu este mandamento: quem ama a Deus, ame também seus irmãos” (1 JOÃO 4:21).

Sendo exemplo

Observe que Jesus não disse: “ensinem todas as coisas”, mas sim: “ensinem […] a obedecerem” (MATEUS 28:20); desse modo, entendemos que devemos ensinar obedecendo, ou seja: sendo exemplo para aqueles com quem caminhamos.

Nossos irmãos saberão o que é amar a Deus com tudo o que somos e temos, e amar ao nosso próximo como a nós mesmos (os dois mandamentos igualmente importantes que Jesus nos deu e que fundamentam todos os outros – Marcos 12:29-33), quando virem que isso é verdade em nós. Apenas discípulos sinceros e verdadeiros podem “gerar” discípulos sinceros e verdadeiros.

Um verdadeiro líder não é alguém que exige uma obediência que ele mesmo não pratica. Antes, com compaixão, entende que, como ele, seus irmãos também pecam e não sabem tudo, por isso, precisam passar pelos processos que Deus realiza em nós com vistas ao nosso crescimento. O discipulador deve servir e dar o exemplo, assim como Jesus fez com os primeiros discípulos, lavando seus pés. Para isto, observe:

1. A Palavra de Deus

Para essa missão, precisamos da espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Ela é “útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo” (2 TIMÓTEO 3:16), coisas que devem estar presentes no discipulado e que aperfeiçoam a cada um de nós.

Uma das marcas do filho maduro é o seu cuidado e zelo pela Palavra do Senhor. Dependemos das Escrituras para aprendermos, e não é diferente no discipular. Busque o Senhor na Bíblia de todo o coração, e com todo o seu coração dependa das Escrituras para mostrar aos outros qual é o caminho correto diante do Senhor.

Muitos, mesmo em nossas igrejas, estão no caminho do erro. Pecam por não conhecer ao Senhor nem a Sua Palavra. O discipulado fará com que muitos possam sair da ignorância e escuridão quanto a verdade do Senhor, para realmente conhecerem o Deus soberano e viverem tudo o que Ele nos chama a viver em Cristo.

2. Dicas práticas

Se você está sendo discipulado, tenha em mente que seu irmão mais velho, muitas vezes, poderá corrigi-lo e o confrontá-lo em suas convicções, entendimento e atitudes. Lembre-se: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (TIAGO 4:7).

Se você for discipular alguém, faça isso de acordo com a Palavra de Deus, sempre deixando claro aquilo que o Senhor diz e o que você pensa a respeito de algo. Aconselhe com sabedoria e tenha coragem para confrontar em amor a pessoa que estiver sendo discipulada, pois isso servirá para o crescimento dela — desde que a sua vida seja exemplo para ela. Não tenha como motivação ou objetivo ser obedecido, pois assim como você, seu irmão também está em processo!

Onde encontrar na Bíblia?

MATEUS 28:18-20 – Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

1 TESSALONICENSES 3:12 – E que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns pelos outros e por todos, da mesma forma que nosso amor transborda por vocês.

Questões para debate

1. Estamos buscando e preparando-nos para cumprir a missão que Jesus nos deixou? De que forma?
2. Qual é o seu maior exemplo de alguém que tem como o viver Cristo? Como essa pessoa o inspira?
3. Qual é o seu nível de comprometimento com o chamado para discipular pessoas?

Oração

Querido Deus, obrigado pela nova vida que recebi de ti, e por Tua graça e misericórdia me assistirem em minhas fraquezas e falhas. Ajuda-me a crescer dia a dia e a ser mais semelhante ao Teu Filho, Jesus. Constrange o meu coração com a Tua Palavra de modo que eu possa viver o Teu chamado para mim. Torna-me um bom exemplo de discípulo e prepara-me para ajudar outros a seguirem os Teus caminhos. Que o Teu nome seja conhecido através da minha vida. Em nome de Jesus. Amém!

Felipe Rayzel
Engenharia de Controle e Automação — UTFPR em Cris to

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais