Ao comemorar meus 75 anos, recebi de presente um valioso livro, escrito por John C. Maxwell, com o título Você faz a diferença (Ed. Thomas Nelson Brasil, 2006). Nele o autor mostra a importância de cada fase da vida.

Na celebração do Dia do Idoso/2020, tenho três palavras. Uma delas é para os que ainda não alcançaram a chamada “Terceira Idade”, que começa oficialmente aos 65 anos.

A segunda é para aqueles que estão no auge dessa “Melhor Idade”. E a terceira é para todas as idades.

Vamos então à primeira. Com base nas orientações que o autor dá no referido livro, fiz um minucioso estudo na minha própria vida e constatei como é importante aproveitar bem cada fase da vida porque ela, em certo sentido, é a preparação para a fase seguinte.

O autor parte das “Fundações Soberanas”, segue pelo “Crescimento interior”, chega ao “Amadurecimento da vida”, passa pela “Convergência” para, finalmente, alcançar a “Celebração”. Essa última etapa é o que os romanos costumavam chamar de Otium cum dignitate (descanso com dignidade).

Para que você alcance esse tempo de “descanso com dignidade”, a “Terceira Idade”, é necessário que faça duas importantes orações ao longo da trajetória da sua vida.

Uma das orações foi proferida por Moisés no Salmo 90: “Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria” (v.12 NVT). A versão Almeida Séc. 21 diz nesse mesmo texto: “Ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos um coração sábio”.

A outra oração é a que o rei Davi faz no Salmo 51, quando ele diz: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme” (v.10 NVT). Um coração puro e sábio é o ingrediente indispensável para se chegar a uma velhice alegre, saudável e abençoada. Será o verdadeiro caminho para o otium cum dignitate.

A palavra aos que já alcançaram a “Terceira Idade” não é minha. Eu a encontrei no meu arquivo de recortes. Ela foi ministrada num encontro da “Melhor Idade”, mas na folha não aparece o nome do palestrante, nem a data e nem o local onde foi proferida. Tomo a liberdade de transcrever as preciosas recomendações que ele deu aos seus ouvintes.

Somos seres gregários, necessitamos dos outros para sermos felizes. Mas a convivência nem sempre é fácil: o outro pensa, sente e vive de forma diferente da gente. E é preciso respeitá-lo, compreendê-lo e amá-lo.

Seguem, portanto, algumas dicas para uma boa convivência:

  1. Deixe o outro falar. Deus nos criou com dois ouvidos e uma única boca. Portanto, ouça mais e fale menos.
  2. Preste atenção ao que o outro está falando. Quando você “não está nem aí”, você está dizendo à pessoa que ela não é importante.
  3. Interesse-se pelo bem-estar do outro. Todos nós necessitamos nos sentir amados e respeitados.
  4. Se houver liberdade, abrace.
  5. Não dê palpites, a menos que sejam solicitados.
  6. Não imponha seus valores de vida aos mais jovens.
  7. Seja paciente e tolerante. Não esqueça que você também já foi jovem.
  8. Não se julgue o dono absoluto da verdade. Ambas as pessoas podem ter razão.
  9. Seja um modelo de vida para os mais jovens (Tito 2:2-4).
  10. Desenvolva uma vontade constante de amar as pessoas (1 João 4:20).
  11. Cuide da sua aparência. Ninguém gosta de conviver com alguém que tenha “morrinha de velho”.
  12. Desenvolva o bom humor. “A alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10). Além disso, “o coração alegre aformoseia o rosto” (Provérbios 15:13).
  13. Cuide da sua mente. Quando você lê bons livros, assiste a filmes, documentários e etc., você se torna uma pessoa muito mais interessante.
  14. Fale da bondade e da fidelidade de Deus na sua vida. Evite as reclamações que, além de não ajudarem, não edificam e só refletem a amargura da alma (Filipenses 4:8).
  15. Procure ser útil (mas não seja chato — ninguém aguenta uma pessoa solícita demais).
  16. Lembre-se das palavras de Jesus: “Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho vós a eles” (Mateus 7:12).
  17. Faça do perdão uma constante na sua vida (Mateus 6:12,14).

E para terminar, lembre-se de que a boa convivência só é possível, quando há uma grande disposição em mantê-la.

A terceira palavra, que é para todos, vem do livro que escrevi, O bom perfume de Cristo (Publicações Pão Diário, 2020). Recomendo que você, além de lê-lo, dê bastante atenção aos dois últimos capítulos. Para que você tenha uma existência abençoada e feliz, é necessário que encontre o “Sentido da vida”. Compartilho como foi meu encontro com Cristo após cinco longos e penosos anos em busca pelo sentido da minha vida.

Finalizo meu livro apresentando quatro palavras: “Expectativa, Deslumbramento, Curiosidade e Compartilhamento”. Sugiro que você, já em idade avançada, continue a sonhar, a se deslumbrar com as maravilhas que o cercam, a alimentar sua curiosidade por coisas novas e procure repartir com outras pessoas as muitas e grandes bênçãos que você recebe a cada dia. Faça isso para a honra e a glória de Deus.

Que o Senhor abençoe sua vida!

 Samuel Mitt

Livros relacionados

Pão Diário é só o começo

O bom perfume de Cristo

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais