Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida. Provérbios 4:23

O coração humano bate em média de 70 a 75 vezes por minuto e bombeia em torno de 6.000 litros de sangue todos os dias. Diariamente o coração dispende energia suficiente para mover um caminhão por 30 quilômetros. Durante uma vida toda, isso equivale a dirigir até a Lua e voltar. Um coração saudável pode fazer coisas incríveis, mas, se o coração tem mau funcionamento, todo o corpo entra em falência.

Podemos dizer o mesmo sobre o nosso “coração espiritual”. Nas Escrituras, a palavra coração representa o centro de nossas emoções, do pensar e do raciocinar. É o “centro de comando” de nossa vida.

Então faz muito sentido quando lemos: “…guarde seu coração…” (Provérbios 4:23). Porém, esse é um conselho difícil de ser seguido. A vida sempre exigirá o nosso tempo e energia; e investir nosso tempo para ouvir a Palavra de Deus e fazer o que ela diz, pode não parecer uma prioridade. Nós não notaremos imediatamente as consequências dessa negligência, mas com o tempo isso pode abrir espaço para um ataque cardíaco espiritual.

Precisamos da ajuda de Deus para alinhar o nosso coração ao dele e à Sua Palavra todos os dias, e para praticá-la sem qualquer negligência. – Poh Fang