Portanto, examinem-se antes de comer do pão e beber do cálice. 1 Coríntios 11:28

Há muito tempo, antes da invenção de espelhos ou superfícies polidas, as pessoas raramente viam-se a si mesmas. Poças d’água, correntezas e rios estavam entre as poucas maneiras utilizadas para enxergarem o seu reflexo.

Mas os espelhos mudaram essa condição, e a invenção de câmeras levou a outro patamar a fascinação por nossa aparência. Agora temos imagens duradouras de nós mesmos produzidas em qualquer época da vida. Isso é bom para mantermos memórias vivas, mas pode ser prejudicial ao nosso bem-estar espiritual. Nossa tendência pode vir a ser prestarmos mais atenção na aparência exterior — e menor interesse em examinar o nosso interior.

O autoexame é crucial para a vida espiritual saudável. Ele é tão importante que as Escrituras afirmam que não devemos participar da Ceia do Senhor sem antes nos examinarmos (1 Coríntios 11:28). O enfoque desse autoexame não é apenas para nos justificar diante de Deus, mas também para garantir que estamos bem uns com os outros. Não podemos celebrar a comunhão adequadamente se não vivemos em harmonia com outros cristãos.

O autoexame promove unidade com outros e o relacionamento saudável com Deus. – Julie