O amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis. Lamentações 3:22

Nossa filha pequena desenvolveu o hábito de cantar sempre que eu corto as unhas dos seus pés. Isso a distrai do que está acontecendo. As pesquisas demonstram que cantarolar sua melodia favorita traz benefícios psicológicos, neurológicos e emocionais.

Segundo a Bíblia, até mesmo uma canção triste pode ser benéfica. Um exemplo é o lamento — uma expressão fervorosa de sofrimento nascida do arrependimento ou do pesar que também podem trazer esperança e paz.

Jeremias, o profeta pranteador, admitiu que a desobediência de sua nação levou-os às terríveis consequências enfrentadas pelo povo de Judá e Jerusalém (Lamentações 1:5). Ele frequentemente os alertava sobre a ira de Deus, apelando que houvesse arrependimento (Jeremias 6:10,11; 18:11,12). Mas, o povo se recusava a ouvir.

A cidade deles foi destruída e suas famílias foram levadas ao exílio (1 Crônicas 9:1).

O profeta clama porque o seu coração está abatido ao ver a desesperada súplica de seu povo. Jeremias, contudo, vivencia a esperança ao lembrar-se do fiel amor de Deus que nunca se acaba e de Suas misericórdias inesgotáveis (Lamentações 3:22-24).

Até mesmo um lamento pode lembrar-lhe de colocar sua esperança no Deus fiel. – Ruth