Leia: Salmo 93

Uma das grandes bênçãos que uma sociedade pode experimentar é um governo estável e forte. Alguns governos rapidamente vêm e passam por conflitos políticos internos ou golpes. Outros governos podem ser corruptos, sem qualquer visão ou têm meios insuficientes para anunciar suas políticas. Como resultado, a economia vacila. O crime aumenta. A pobreza se espalha. A nação torna-se vulnerável a ataques ou influências externas. Em contraste, um governo bom e forte promove a ordem e, consequentemente, a paz, a segurança e a prosperidade à sociedade.

O Salmo 93 é o primeiro de vários salmos (95–99) que louvam a Deus por ser o Rei por toda a Terra. Uma das verdades mais importantes e reconfortantes na Bíblia é que Deus é soberano. “O SENHOR reina…” (Salmo 93:1) sobre todos e tudo e, finalmente, todas as pessoas e todos os acontecimentos servem aos Seus propósitos. Ao contrário dos reis que governam por toda a vida ou presidentes que governam por um mandato fixo, Deus reina eternamente.  Como Ele é o Rei, o mundo permanece “firme e não será abalado” (v.1). Em outras palavras, enquanto há guerras e desastres naturais, Deus conduz todas essas coisas para garantir o bem-estar e a sobrevivência de Sua criação.

Nos mitos e histórias do mundo antigo, o mar era frequentemente retratado como símbolo do caos. Da mesma forma, em Gênesis 1:2, lemos que “a escuridão cobria as águas profundas” antes de Deus falar e trazer ordem. Alguns de nós já sofreram violentas tempestades marítimas, inundações ou um tsunami. As águas parecem incontroláveis. Mas o Senhor é “mais poderoso que os estrondos dos mares” (Salmo 93:4). De fato, essas forças do caos “rugiram como trovão” (v.3) em louvor àquele que as fez e as governa. Então, se o Senhor controla as águas poderosas e aterrorizantes, podemos estar confiantes em Seu governo sobre todas as forças da Terra.

Como o Rei de toda a criação governa os povos da Terra? O salmo conclui nos dizendo: “Teus preceitos soberanos não podem ser alterados, teu reino, SENHOR, é santo para todo o sempre” (v.5). Por Sua lei, promulgada através de Seus reis humanos nomeados, Deus governa o Seu povo, promovendo a ordem e restringindo o mal.

Jesus é “Senhor dos senhores e Rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Ele governa Seu reino por Sua Palavra (Mateus 28:18-20). Duas vezes em Seu ministério, Jesus demonstrou Seu poder divino sobre o terrível caos do mar quando Ele acalmou uma tempestade (vv.23-27) e caminhou sobre as águas (João 6:16-21). Sob Seu governo, há “justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). — Mike Raiter, Austrália

Reflita

  • Você já experimentou a vida sob um governo instável? Como foi? Você já experimentou a vida sob um bom governo? Como foi isso?
  • Como é a vida em uma igreja que reconhece Jesus como Rei e vive sob a autoridade de Sua Palavra?