Nosso tópico deste mês se concentra na oração e é fornecido pela Universidade Cristã Pão Diário. Como recurso, selecionamos um curso de Noções Básicas de Oração, de James Banks. Embora existam 10 lições nesse curso, vamos nos concentrar apenas nas primeiras quatro lições.

O que acontece quando oramos? São apenas palavras vazias, ditas ao vento? Ou alguém está ouvindo? Alguém que nos ama e pondera cada pedido com perfeita sabedoria, que deseja profundamente que nos aproximemos e alcancemos o que só Ele pode fazer?

“Respondam: Se seu filho lhe pedir pão, você lhe dará uma pedra? Ou, se pedir um peixe, você lhe dará uma cobra? Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!”. Eu amo isso porque nos mostra o coração de Deus. Mesmo que sejamos corrompidos pelo pecado, se nosso filho viesse até nós e dissesse: "Posso comer um peixe, por favor?", não responderíamos dizendo: "Em vez disso, coma esta cobra!". Se sabemos fazer coisas boas por nossos filhos quando eles pedem, podemos ter certeza de que Deus deseja nos fazer o bem.

A verdadeira oração, oração que move o coração de Deus e o Céu e a Terra junto com ela, não tem nada a ver com nossa habilidade de unir as palavras. Nosso Pai celestial é tão amoroso e gentil, e que tipo de pai diria: “Você precisa conhecer bem as palavras e ter eloquência antes de falar comigo”? Ele não é assim, de jeito nenhum.

Você costuma se distrair quando ora? Você não é o único. Eu também luto com isso. Qualquer pessoa que fizer um esforço para orar terá que lidar com isso às vezes. E estamos em boa companhia. Pense nos discípulos e nas palavras de Jesus a Pedro, naquela noite, no jardim do Getsêmani, quando Ele voltou e os encontrou dormindo: “Não pode vigiar comigo nem por uma hora? Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.”(Marcos 14:37-38).