Os muçulmanos, judeus, testemunhas de Jeová e os mórmons dizem que sim. Eles insistem que a doutrina ortodoxa cristã sobre a Trindade não é bíblica e é algo que foi herdado do politeísmo das mitologias gregas e romanas. Será que isto é verdade? Ou será que a crença em um Trino Deus é fundamental para a fé bíblica? 

Para ajudar a responder estas perguntas, o ex-editor chefe de pesquisas do Pão Diário, Herb Vander Lugt (falecido), escreveu as páginas a seguir, para mostrar o que a Bíblia diz a respeito do relacionamento entre Pai, Filho e Espírito Santo. A nossa oração é que este livreto venha ajudá-lo a compreender por que os seguidores de Cristo creem em um Trino Deus e por que esta doutrina da Trindade tem significado tão grande. 

Martin R. De Haan II 

A Trindade de Deus nos mostra que nossos próprios relacionamentos são importantes para Deus, para o qual os relacionamentos e o amor são fundamentais para a Sua existência. Um Trino Deus nos dá o exemplo de alguém que existe não simplesmente como um só, mas na alegria inefável e na criatividade de um relacionamento perfeitamente compartilhado.

A explicação de um só Deus em três diferentes papéis poderia ter mais peso se não fosse pela evidência da pluralidade dentro da unidade, que já consideramos. Como o Antigo Testamento revela um Deus que diz: “Façamos o ser humano à nossa imagem” é muito mais fácil para nós compreendermos o significado de relacionamento, de submissão, de amor e de lealdade que as Escrituras descrevem existir entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Talvez não entendamos completamente o relacionamento da natureza humana e divina de nosso Senhor, quando viveu aqui num estado de humilhação. Porém, as Escrituras deixam bem claro que embora Ele fosse Deus, foi em Sua condição elementar de homem que Ele enfrentou as provações, os problemas e a dor — até mesmo a cruz.

Quem é o Espírito Santo? Segundo as Escrituras, o Espírito Santo é uma Pessoa que compartilha o título e a glória do Deus Altíssimo com o Pai e com o Filho. Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês” (João 14:16,17).

Precisamos aprender a viver com um Deus que não podemos compreender totalmente. Como escreveu C.S.Lewis: “Se o Cristianismo fosse algo que nós tivéssemos inventado, com certeza tornaríamos mais fácil. Mas não é assim. Não podemos competir, em simplicidade, com pessoas que estão inventando religiões. Como poderíamos? Nós estamos lidando com um fato! É claro, qualquer um pode ser simples se não tiver fatos com os quais se incomodar” (Beyond Personality: The Christian Idea of God, Londres: Geoffrey Bles, 1944, p.19; “Além da Personalidade: A Ideia Cristã Sobre Deus”).

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais