Bem-vindo ao primeiro Descobrindo a Palavra de 2022. O tópico deste mês é sobre adoração. Qualquer que seja a sua compreensão de como a adoração deve ser, esperamos que os textos deste mês, retirados de uma série de textos sobre os Salmos, que os quatro excelentes textos devocionais os encorajem. Mas eles também o ajudarão a meditar mais profundamente sobre o tema. Esperamos que o Senhor os abençoe enquanto se empenharem neste aspecto muito importante da vida cristã. 

O conteúdo dos textos devocionais sobre o tópico foi retirado do livro Jornada através dos Salmos, do autor australiano Mike Raiter.

Que o Senhor os abençoe!

David Frees

Não se trata de orar, cantar ou ensinar. São as três coisas quando nos reunimos. Trata-se de caminhar e reconhecer o que Deus tem feito. Trata-se de cumprir o ministério em geral. É sobre os nossos trabalhos. Faz parte do nosso culto quando chegamos aos nossos locais de trabalho e usamos os talentos e habilidades que desenvolvemos ao longo da nossa vida para uma vocação particular. É como vivemos realmente o nosso dia a dia.

O Salmo 29 nos convida a abrir os nossos olhos e a contemplar o poder de Deus ao nosso redor. Olhar para um poderoso rio ou mar. Maravilhar-nos com a tempestade; admirarmos uma montanha imponente e a imensidão de uma floresta. E, a partir dessa contemplação, reconhecer que o mesmo poder que os controla também nos abençoa com paz.

O propósito do conhecimento de Deus é que isso conduz à verdadeira e alegre adoração a Deus. Não há valor espiritual se simplesmente lermos e estudarmos sobre Deus e Sua Palavra sem que haja transformação em nosso coração e vida. Oro para que leiamos e reflitamos sobre a Palavra de Deus, e que possamos desenvolver maior amor por Deus e pelos outros.

O perfeito amor afasta todo o medo (1 João 4:18), e os cristãos não vivem aterrorizados com o nosso amoroso Pai celestial. Ao mesmo tempo, jamais queremos presumir que temos direito à salvação e que podemos viver descuidadamente. Ao contrário, devemos trabalhar com afinco a nossa “salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor” (Filipenses 2:12).

Juntos, os cristãos são o templo de Deus (1 Coríntios 3:16). O nosso desejo de estar na presença de Deus deve ser expresso no nosso desejo de nos reunirmos regularmente com o Seu povo. Esse salmo é uma recordação da alegria e do privilégio de fazer parte da igreja de Deus.