Salmo de Davi.

O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre.

 

Estudo

  1. Quais são os dois personagens principais no Salmo?
  2. Liste todos os lugares mencionados e pense acerca dos tipos de lugares com o quais eles se relacionam na sua vida.
  3. O que o pastor faz pelo autor do salmo em cada um desses lugares?
  4. Liste cada um dos benefícios de ter o Senhor como seu pastor.
  5. O Senhor é o seu Pastor? Você o conhece dessa maneira em sua vida?

 

Oração

Senhor Jesus, obrigado por Teu constante cuidado em minha vida. Ajuda-me a te amar mais e confiar mais em ti em todas as situações. Amém.

 

E agora, para onde?

Se você tiver tempo, leia João 10:14-18 e veja o que Jesus diz a respeito dele mesmo como o Bom Pastor!

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal fazer uma lista de palavras-chave, lugares, personagens e acontecimentos para verificar se isso pode ajudá-lo a examinar qualquer outra passagem da Bíblia?

 

João 15:1-5

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais. Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim. Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.

 

Estudo

  1. Quais são os personagens desta passagem? Qual o seu lugar nas imagens lavoura/videira?
  2. Liste tudo o que você sabe sobre ramos. Que tipo de ramo você acha que é?
  3. Que tipo de fruto você acha que Jesus deseja que demos como Seus ramos?
  4. “Permanecer” pode ser entendido também como “morar” ou “viver”. Como essa imagem da videira/ramo o ajuda a compreender o que significa “permanecer” em Jesus?
  5. O que você acha que Jesus quer dizer com Sua última declaração?

 

Oração

Senhor Jesus, eu quero ter uma vida frutífera. Preciso que vivas Tua vida através de mim. Ajuda-me a ser cada vez mais dependente de ti para que a minha vida seja cheia dos Teus frutos. Amém.

 

E agora, para onde?

Caso tenha tempo, leia Gálatas 5:22,23 e veja que tipo de fruto podemos dar em nossa vida!

 

Um estudo bíblico “para viagem”!

Que tal destacar todos os elementos da história de Jesus (como “fruto”, “ramos”, “o lavrador” e “a videira”) para ver como isso pode ajudá-lo a se aprofundar em qualquer outra parábola?

 

Perguntas para reflexão