Você alguma vez parou para refletir sobre a sua identidade e fazer a si mesmo a grande pergunta: “Quem sou eu?”. Pode parecer fantasioso ou algo mais adequado para um filósofo questionar. No entanto é muito importante que compreendamos quem somos como seres humanos e como indivíduos. A maioria de nós, quando conduz um carro, carrega algum tipo de identificação pessoal. Talvez uma carteira de motorista ou um documento com informações sobre os problemas de saúde, as condições dos olhos para conduzir veículos à noite ou não, se somos doadores de órgãos e outras informações específicas. Apesar de isso não representar totalmente quem somos, não deixa de ser um documento que nos identifica individualmente.

Aumentamos as nossas competências nesses interesses e passatempos, comunicamo-nos uns com os outros e isso nos ajuda a formar a nossa identidade. Também formamos a nossa identidade fundamentados no autoconhecimento, e alicerçados em nossa crença a respeito de Deus — se cremos que Ele existe ou não. Também em nossas filiações políticas, se somos da direita, do centro ou da esquerda? Se somos independentes ou pertencemos a algum partido político? Tudo isso faz parte da nossa identidade e da forma como reagimos e compartilhamos a nossa visão de mundo.

Nossa identidade também envolve os valores e a ética que adquirimos de nossos pais, nossos irmãos, dos amigos que temos. De todas essas pessoas absorvemos as experiências boas e más que vivenciamos juntos. À medida que a nossa vida acontece, desde os nossos primeiros pensamentos até os últimos, todas essas experiências, todas as pessoas e todas as circunstâncias ao nosso redor formam a nossa identidade. E estamos constantemente nos ajustando a tudo isso. Sei que os psicólogos dizem que normalmente a criança, antes mesmo de chegar aos primeiros anos de adolescência, já formou a sua visão do mundo, mas a sua identidade, a pessoa que ela realmente é—, está sempre em formação.

Portanto, neste mês de dezembro, vamos nos concentrar em nossa identidade em Cristo, um tema importantíssimo. E utilizaremos como recurso adicional, um material preparado por nossos colaboradores do Reino Unido que se chama “Achados em Cristo”. É uma edição especial do nosso devocional Pão Diário. Nesses textos aprenderemos sobre a eterna segurança em Cristo, nosso posicionamento como filhos de Deus, nosso propósito em Cristo e a unidade dos cristãos. Como todos nós seguimos a Cristo, voltaremos novamente à Ceia do Senhor, ceia tão única que revela nossa identidade.

Portanto, há cinco artigos para este mês, e esperamos que vocês tenham a oportunidade de os ler. Comprometa-se em lê-los para compreender melhor a sua identidade em Cristo, quem é nele e quem Ele é em você. O pensamento final os encorajará na caminhada com o Senhor.

David Frees

Paulo descreve as bênçãos e a alegria de estar “em Cristo” no capítulo inicial de Efésios. Neste mês, à medida que considerarmos algumas das declarações que o apóstolo faz nesse capítulo, veremos que estar em Cristo nos dá um fundamento inabalável para a nossa identidade, um propósito novo e diário, a oportunidade de sermos mais como somos do que jamais poderíamos ter sido por nós mesmos, e uma família eterna de cristãos que compartilham conosco todas essas maravilhosas características.

Por mais reconfortante que possa parecer ser conhecido como “pai”, “líder”, “empregado” ou mesmo por traços de personalidade como “excêntrico” ou “aventureiro”, quaisquer uma dessas coisas podem ser abaladas, rachadas, partidas ou simplesmente transformadas. Mas ser filho de Deus é uma verdade contida nas Escrituras, o que a torna eterna. Não pode mudar; não será tirada; não pode ser perdida. Mesmo que a velhice ou a doença nos faça esquecer, Deus jamais esquecerá. É o fundamento seguro sobre o qual construímos e colocamos todos os nossos outros identificadores para lhes dar maior significado, propósito e segurança.

Há uma cena poderosa no filme Carruagens de fogo (1981), sobre o vencedor da Medalha Olímpica de Ouro e o missionário cristão Eric Liddell. Nessa cena, Liddell diz: “Deus me fez com um propósito. Deus me fez rápido e quando corro, sinto que Ele se agrada”. Deus fez Russell ser ousado, com desejo por aventura, correndo riscos e praticando esportes radicais e até perigosos. Deus me fez alguém alegre com um senso de humor divertido e amor pela arte. Quem Deus lhe fez ser? Desde que nós o coloquemos no centro da nossa vida, podemos nos expressar plenamente da forma como Ele nos fez. Portanto, quando Deus nos enviar para os lugares e pessoas que Ele preparou, eles nos verão como pessoas autênticas, centradas em Cristo, de acordo com as especificidades que Ele nos projetou e fez (Salmo 139:13). - Debbi Fralick

Quem é o Espírito Santo? Segundo as Escrituras, o Espírito Santo é uma Pessoa que compartilha o título e a glória do Deus Altíssimo com o Pai e com o Filho. Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês” (João 14:16,17).