Hoje vamos conversar sobre a nossa dependência em Deus, e a respeito de como Ele nos criou para nos relacionarmos com Ele, buscando na Sua vontade o nosso propósito.

Falando sobre o assunto

Vivemos em uma sociedade que supervaloriza o famoso “Independência ou morte!”. Lemos em textos de autoajuda, em posts no Instagram e constantemente ouvimos de nossos amigos e familiares: “Não dependa de ninguém”.

Contudo, não podemos dizer que a responsabilidade por esse tipo de pensamento se deve apenas à mídia ou aos outros. Se formos sinceros, assumimos que temos, dentro de nós, um forte desejo e ambição de estarmos no controle de nossa vida. Não queremos abrir mão de decidir e orientar aquilo que fazemos, afinal “só eu posso saber o que é melhor pra mim!”.

Nossa mente precisa urgentemente de renovação. O Deus criador de todas as coisas não nos criou para estarmos no controle, mas para construirmos um relacionamento de profunda confiança com Ele. Um relacionamento que produza em nós o entendimento de que a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável. De maneira que as orientações do Senhor sejam sempre o nosso plano A.

Vamos dar uma olhada no texto que relata a história da viúva pobre.

Talvez você já tenha ouvido falar dessa mulher que entregou tudo o que tinha como oferta no Templo. Mas, o que isso tem a ver com dependência?

Não se apegando ao plano B

 Quando pensamos sobre os ricos que também estavam no Templo, observamos que eles estavam dando aquilo que lhes sobrava. De modo que, mesmo depois de ofertarem, eles tinham como sobreviver, estavam seguros.

Já a viúva, escolheu uma vida de dependência, pois havendo dado tudo o que tinha ao Senhor, não possuía um plano B. Apenas a decisão de confiar completamente em Deus e que Ele seria fiel para sustentá-la em todas as coisas.

Dependência em todas as áreas

Às vezes, quando lemos essa história, pensamos que ela se reduz a tratar de dinheiro. Contudo, meditando sobre ela, percebemos que podemos aplicá-la a todas as esferas da nossa vida. Quantas vezes dizemos confiar em Deus, mas no fundo guardamos secretamente um plano B, para o qual poderemos recorrer se o Senhor não cumprir o que prometeu?

Hoje você pode decidir entregar sua vida a Deus e entregar-lhe tudo, pois tenha certeza de uma coisa: Ele é bom, cumpre Suas promessas e a Sua vontade é sempre perfeita.

Onde encontrar na Bíblia?

LUCAS 21:1-4

Estando Jesus no templo, observava os ricos depositarem suas contribuições na caixa de ofertas. Então uma viúva pobre
veio e colocou duas moedas pequenas. Jesus disse: “Eu lhes digo a verdade: esta viúva pobre deu mais que todos os outros. Eles deram uma parte do que lhes sobrava, mas ela, em sua pobreza, deu tudo que tinha”.

ROMANOS 12:2

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

Questões para debate

1. Você tem entregado quanto de si ao Senhor?
2. Em quais áreas da sua vida você percebe que, secretamente, tem guardado um plano B?
3. Você confia que o Senhor cuidará de você e cumprirá todas as Suas promessas?

Oração

Pai, não tenho conseguido confiar completamente em ti. Tento entregar-te tudo, mas ao mesmo tempo a minha mente começa a trabalhar para ver o que eu posso fazer caso o Teu plano não dê certo. Peço perdão por isso, e reconheço que tenho sido orgulhoso ao pensar que sei o que é melhor para mim. Senhor, ajuda-me a conhecer-te e renova a minha mente, pois sei que apenas assim poderei entregar tudo o que tenho e depender totalmente de ti.

Sheila Hahner
Pedagogia UFPR — Dunamis Pockets