Cultivando a esperança

Quantas vezes pensamos no fim das coisas, seja do semestre, da faculdade, ou até mesmo, no dia em que partiremos deste mundo. Isso muitas vezes nos deixa reflexivos e nos faz pensar a respeito da brevidade da vida.
Jesus venceu o maior e inevitável destino dos homens que é a morte, trazendo-nos a esperança de poder viver e andar com Ele todos os dias de nossa vida. Além disso, Ele nos apresenta um Reino eterno onde o conheceremos face a face.

Onde encontrar na Bíblia?

ATOS 2:24
Mas Deus o ressuscitou, libertando-o dos horrores da morte, pois ela não pôde mantê-lo sob seu domínio.
1 TIMÓTEO 1:1
Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança.

Falando sobre o assunto

Esperança em meio ao fim das coisas

No relato de Lucas 24, Jesus aparece para dois discípulos e começa a caminhar com eles. Ambos estavam muito entristecidos, porque Seu mestre havia morrido. Naquele momento em que estavam contando ao Senhor o que havia acontecido, não o reconheceram. Jesus os lembra de tudo o que os profetas anunciaram a respeito dele, falando sobre o plano de salvação (Ele deveria sofrer morrendo na cruz para que tivéssemos a salvação) e a ressuscitação ao terceiro dia. Aqueles discípulos, mesmo já tendo ouvido o testemunho das mulheres que foram ao túmulo de Cristo e o encontraram vazio, focaram no fim das coisas ao invés de acreditar que Jesus estava vivo, de acordo com o que as Escrituras afirmavam. Da mesma forma, os discípulos estavam com as portas da casa trancadas com medo dos judeus. Eles estavam muito aflitos acreditando que Seu mestre estava morto. Isso durou até que Jesus apareceu no meio deles e mudou todo aquele cenário de desesperança (JOÃO 20:19-20).
No entanto, Tomé insistia em acreditar que não era possível que Jesus estivesse vivo e que só creria se o visse e pudesse tocar as suas chagas. Quando esse momento chega, Jesus diz algo que nos traz esperança, afirmando: “Felizes são aqueles que creem sem
ver” (JOÃO 20:29). A Palavra de Deus fala a respeito da Esperança que nem a morte foi capaz de segurar: Jesus Cristo! (ATOS 2:24).

Esperança em meio às dificuldades

Jeremias 17:7-8 diz que aqueles que confiam no Senhor poderão passar por dificuldades, mas ainda assim permanecerão firmes, e serão como uma árvore que mesmo em meio a seca continuará dando frutos.
Um exemplo disso é a vida de Paulo (1 TIMÓTEO 1:1), pois tinha Jesus como sua esperança. Ele passou por dificuldades tremendas, foi preso, passou fome e por tantas outras coisas, mas, ainda assim, em cada um desses momentos experimentou o cuidado e a direção de Deus por meio do Espírito Santo. E, por conta dessa presença, ele tinha alegria em dizer que o viver dele era Cristo, e que o morrer era lucro. Paulo tinha plena consciência de que Jesus seria glorificado tanto pela vida quanto pela morte dele (FILIPENSES 1:20-21).

Esperança na eternidade

A Bíblia afirma em 1 Coríntios 13:12-13, que conhecemos o Senhor apenas em parte e o vemos obscuramente como que por um espelho. Essa passagem é muito mais profunda do que aparenta, visto que os espelhos da época de Jesus eram feitos de bronze
polido, assim a imagem nele refletida ficava distorcida, não era bem definida. Por isso, a Palavra de Deus diz que não o vemos como Ele realmente é, mas que chegará o dia em que o veremos face a face e que o conheceremos como somos conhecidos por Ele.
Somos convidados a nos refugiar em Deus e a tomarmos posse dessa esperança que nos é proposta por meio de Jesus, para que essa esperança seja como uma âncora para nossa alma, que nos mantém firmes e seguros mesmo em meio às tempestades que podem nos sobrevir (HEBREUS 6:17-19). Para quem crê em Jesus, ter esperança é saber que apesar das dificuldades que enfrentamos nesta vida, o melhor ainda está por vir.

Questões para debate

1. Onde você coloca a sua esperança?
2. Será que em meio às dificuldades, você tem mantido sua esperança firme em Jesus?
3. O que você tem feito com a esperança proposta por Jesus?

Oração

Senhor Jesus, agradeço-te porque estás vivo e com cada um de nós sempre, em qualquer circunstância. Ajuda-nos a lembrar todos os dias da esperança que nos trouxeste, para nos mantermos firmes em ti, e assim como Paulo, que o nosso viver seja o Senhor, pois o melhor ainda está por vir.

Hamer Iboshi
Ciência da Computação — J esus na UFPR