Por muito tempo os cristãos tiveram — e ainda têm — medo de se envolver com

a cultura por a considerarem como algo “secular”; assim seria necessário que o cristão

se afastasse dela para que não viesse a correr o risco de se desviar dos caminhos do Senhor. Porém, se olharmos para a Bíblia como um todo, encontraremos exemplos de servos de Deus chamados por Ele especificamente para se inserirem no fazer cultural. Estes não tinham o objetivo de dominar cada área cultural e social, mas tinham como propósito refletir a imagem de Deus onde quer que estivessem. Cristo deseja redimir a cultura!

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

COLOSSENSES 1:16

Pois, por meio dele, todas as coisas foram criadas, tanto nos céus como na terra, todas

as coisas que podemos ver e as que não podemos, como os tronos, reinos, governantes e as autoridades do mundo invisível. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

1 CORÍNTIOS 10:31

Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Sagrado x secular

O primeiro passo para entender que Cristo não se opõe à cultura é destruir o dualismo “sagrado ou secular”. Como vimos em Colossenses 1:16, tudo foi criado por meio de Deus e para Ele! Por muito tempo aceitamos esse dualismo devido ao fato de o termo “sagrado” estar intimamente ligado ao que é tido como santo e o termo “secular”, além de se referir a século, ser considerado como algo profano. Porém, se olharmos para tudo com essa ótica dualista perceberemos que tudo, absolutamente tudo, foi manchado pelo pecado; inclusive algumas práticas que consideramos sagradas.

Grande parte da cultura não é explicitamente dedicada a Deus, porém, de alguma forma ela aponta para Deus (compreendemos isso mediante o conceito de graça comum¹). Se ela aponta para Deus, é nosso papel como cristãos nos envolvermos com ela e dedicarmos tudo que fizermos ao Senhor.

Redenção da cultura

Sabemos que nenhuma área da sociedade e da cultura será plenamente redimida até que Cristo volte, porém é nosso papel sermos sal e luz nos lugares onde estamos inseridos, além disso, de fato somos capacitados a redimir a cultura, mesmo que de forma inicial. Ser, falar e praticar as boas-novas é a ordem que Jesus deixou para que cumpríssemos, por isso, devemos fazer com que toda obra cultural seja uma doxologia (maneira de expressar honra, louvor e glória a Deus). Apesar de muitos cristãos acreditarem que qualquer produção cultural feita por um cristão deva ter um objetivo evangelístico, uma obra cultural deve ser um meio de glorificar a Deus, podendo ou não ter um foco evangelístico. Francis Schaeffer em seu livro A arte e a Bíblia (Ed. Ultimato, 2010), disse:

“A arte e a ciência têm um lugar na vida cristã — não são periféricas. Para o cristão, redimido pela obra de Cristo e que vive segundo as normas das Escrituras e sob a liderança do Espírito Santo, o senhorio de Cristo deve incluir o interesse pela arte. O cristão deve usar a arte para glorificar a Deus, não simplesmente como propaganda evangelística, mas como algo belo para a glória de Deus. Uma obra de arte pode ser, em si, uma doxologia.”

O que Schaeffer disse sobre arte também deve ser aplicado a qualquer obra cultural. Por isso, um cristão chamado para influenciar a cultura deve expressar a beleza das coisas criadas por seu Criador a fim de que outras pessoas vejam a beleza de quem Deus é.

 

¹ A chamada graça comum explica a benevolência de Deus demonstrada indistintamente tanto ao crente quanto ao incrédulo, conforme o exemplo citado por Cristo em Mateus 5:45. Ela não deve ser confundida com a graça salvadora, pois esta refere-se exclusivamente aos que se tornam filhos de Deus por meio da fé em Cristo (JOÃO 1:12).

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Como você entende o dualismo “sagrado ou secular”? Você consegue enxergar o mundo a partir de uma cosmovisão bíblica? Justifique.
  2. Se você foi chamado por Deus para alguma área cultural, como suas obras podem ser doxologias?
  3. Na universidade há espaço para produções culturais feitas por cristãos? Por quê?

ORAÇÃO

Senhor, perdoa-nos por termos negligenciado a cultura por tanto tempo. Ajuda-nos a sermos sal e luz onde Tu nos plantaste! Não nos deixes cair na tentação de criarmos algo para a nossa glória e não para a Tua. Ensina-nos, Senhor, a criarmos por meio da cultura aquilo que revela o Teu coração. Que venhamos a produzir obras culturais dignas de prestígio mundial para que Tu sejas glorificado! Que tudo o que realizarmos seja para engrandecer o Teu nome e fazer com que Tu sejas conhecido por intermédio de nós! Em nome de Jesus. Amém!

João Rech

Psicologia — Dunamis Pockets PUCPR