Conexão Universitária – Comparação

É impossível que em toda existência algum ser humano não tenha se comparado a outro. Mesmo aquela pessoa com melhor autoestima, conscientemente ou não, já se comparou com seu semelhante. Esse sentimento pode impedir o homem de viver os planos de Deus para ele, ou por não crer na particularidade com a qual Deus o criou, ou por achar que ele é, na verdade, quem não é. Isso é algo que precisa ser cuidadosamente investigado para ser entregue aos pés da cruz. Viver feliz é viver livre de comparação.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

PROVÉRBIOS 3:7

Não se impressione com a própria sabedoria; tema o Senhor e afaste-se do mal.

SALMO 139:13,17

Tu formaste o meu interior e me teceste no ventre de minha mãe. Como são preciosos os teus pensamentos a meu respeito, ó Deus; é impossível enumerá-los!

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

A comparação pode ser feita em diferentes aspectos. Pode ser feita de modo orgulhoso,

quando alguém se compara a outro se sentindo superior, ou se colocando em uma posição inferior, desejando ser o outro. Ambas não são a vontade de Deus para o ser humano.

Sentimento de superioridade

O sentimento de superioridade revela a velha e caída natureza humana. Esse posicionamento mostra alguém que não enxerga seu irmão com os olhos do Senhor. Tal sentimento não é exclusivo aos que não conhece o Senhor, ele pode ser tão sutil que é preciso graça e intervenção de Deus para ser detectado.

A Palavra de Deus diz: “não se impressione com a própria sabedoria”, alertando-nos quanto a um pensamento pode surgir ao comparar o seu conhecimento com o do outro. Neste mesmo texto o Senhor aconselha-nos a ficarmos longe do mal.

Você já percebeu quando esse sentimento começa a invadir sutilmente o seu coração? Pode ser quando você vê um irmão falhando em algo que você já venceu, ou quando se percebe mais dedicado que seu irmão na vida diária com Deus. São muitas as situações que expõem o velho coração a esse lugar de comparação. É preciso sondar a mente e o coração para entregar todo esse sentimento diante de Deus. Ele pode corrigi-lo.

Sentimento de inferioridade

Deus mente? A resposta certamente é não. Então por que às vezes você sente que tantos outros são melhores que você? O salmista declara que o Senhor o teceu e o formou no ventre de sua mãe, ele reconheceu a maneira singular com a qual fora criado (SALMO 139:13-14). Portanto é preciso reconhecer isso sobre a sua vida. Deus fez você de modo

admirável e único. Isso não quer dizer que você será bom em tudo, mas sim que tem características próprias. Cada um é diferente do outro, mesmo quando se exerce a mesma atividade. A comparação só leva a pessoa a uma vida de infelicidade, pois quem se

compara nunca estará satisfeito em ser quem deveria ser, tanto por não saber quem é, quanto por se comparar com os outros. 

O segredo está em descobrir quem você é em Deus e em acreditar que Ele o criou com um propósito, e aquilo que ainda não está perfeito, Ele aperfeiçoará. O Senhor é fiel para completar aquilo que Ele mesmo começou.

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Você se vê lutando com qual tipo de comparação: superior ou inferior? Ou se vê lutando com um pouco dos dois? De que forma isso se expressa?
  2. Qual sua maior dificuldade em crer que Deus o criou de maneira especial e única?
  3. O que você costuma fazer quando o sentimento de comparação invade seu coração?

ORAÇÃO

Senhor, perdoa-me por não dar o devido crédito ao que a Tua Palavra diz a meu respeito; perdão por outras vezes em que me senti superior ao meu irmão. Quero entender meu propósito e meu lugar aqui nesta Terra para que eu os cumpra em ti e não me compare mais. Desejo me alegrar por aqueles que são melhores do que eu em algumas atividades e quero ter a humildade de ensinar aqueles que ainda não são tão bons em outras. Que eu tenha o mesmo sentimento de Jesus, pois Ele não se gloriou em ser Deus. Mas viveu entre nós como um de nós, esvaziando-se de si mesmo (Filipenses 2:5-7). Que eu me satisfaça em ser quem o Senhor me chamou para ser e em ti somente. Que eu viva nas verdades que o Senhor diz sobre mim. Em nome de Jesus. Amém!

Paola Yasmin

Química — Jesus na UFPR