Porque cada vez que vocês comem desse pão e bebem desse cálice, anunciam a morte do Senhor até que ele venha. – 1 Coríntios 11:26

Quando o módulo lunar Apollo 11 posou no Mare Tranquillitatis (ou mar da tranquilidade) na Lua em 20 de julho de 1969, os viajantes do espaço tiraram um tempo para se recuperar antes de pisarem na superfície lunar. O astronauta Buzz Aldrin recebeu permissão para levar consigo pão e vinho a fim de celebrar a Ceia. Após fazer a leitura bíblica, ele experimentou os primeiros alimentos consumidos na Lua. Mais tarde, escreveu: “Servi o vinho no cálice que a nossa igreja tinha me dado. Na gravidade de um sexto em comparação à da Terra, o vinho deslizou lenta e graciosamente na lateral do copo.”

O apóstolo Paulo nos encoraja a lembrar como Jesus sentou-se com Seus discípulos “Na noite em que […] foi traído” (1 Coríntios 11:23). Ele comparou Seu em breve sacrifício ao pão (v.24). E declarou o vinho como símbolo da “nova aliança” que garantia o nosso perdão e salvação por meio de Seu sangue derramado na cruz (v.25). Seja onde e em quando celebrarmos a Ceia, estaremos proclamando nossa confiança na verdade do sacrifício de Jesus e nossa esperança em Sua promessa da segunda vinda (v.26).

Não importa onde estivermos, podemos celebrar nossa fé no Único ressurreto salvador que há de vir — Jesus Cristo — com toda confiança. 

Xochitl Dixon

Reflexão:

  • O que significa para você celebrar a Ceia em memória de Cristo?
  • Como você celebra o seu relacionamento com Deus no dia a dia?
  • De que forma podemos, como uma equipe de trabalho, celebrar nossa fé em conjunto?
  • Nas palavras de Oswald Chambers, como será para nós “partir o pão e servir o vinho” para Jesus?

Leitura Bíblica de hoje: 1 Coríntios 11:23-26

Pensando sobre:

O uso que Paulo fez da frase: “Na noite em que [Jesus] foi traído” destaca a gravidade do assunto por ele abordado. Foi Cristo quem instituiu a primeira ceia (a Ceia do Senhor), e Ele fez isso na noite da Páscoa antes de Sua crucificação. Paulo revisita a importância desta ordenança para corrigir um grave erro na igreja de Corinto. Ele orientou essa parte ao dizer: “Nas instruções a seguir, porém, não posso elogiá-los…” (v.17) — palavras duras para se ouvir de um apóstolo de Jesus. Paulo assinalou que havia “divisões” entre o povo (v.18). Alguns comiam demais enquanto outros passavam fome, outros ainda estavam se embebedando. O apóstolo entendeu que esse comportamento era terrível e alertou aqueles que estavam cometendo ofensas sobre o julgamento de Deus (vv.27-32). Ele finalizou suplicando para que renovassem sua união (v.33). 

Tim Gustafson