Alguns cristãos são críticos ferrenhos das canções cristãs modernas. Seus motivos são basicamente iguais: elas são vazias de conteúdo e muito repetitivas. Esses santos fiéis se contentariam em simplesmente cantar os hinos mais antigos. Eu me identifico com as razões deles, mas o Salmo 96 começa com as palavras: “Cantem ao SENHOR um cântico novo” (Salmo 96:1). Seria enorme perda se parássemos de entoar as maravilhosas canções cristãs antigas cantadas através dos séculos. Além disso, temos de escrever e cantar novos cânticos continuamente. Precisamos continuar a escrever canções na linguagem e nos estilos musicais dos dias atuais. E, às vezes, uma nova situação, como uma celebração ou uma tragédia, pode ser mais bem veiculada por meio de uma nova composição. Agradeço a Deus pelos autores das canções contemporâneas que abençoam a igreja com as suas novas composições.

Os primeiros três versículos trazem o embasamento para o salmo. Primeiro, ordena que “toda a terra” (v.1) tema ao Senhor. Não se refere somente a todas as pessoas, mas a tudo que foi criado (vv.11-13). Deus merece o louvor do bilionário e do padeiro, tanto quanto dos animais e das árvores, pois Ele os criou. As canções que cantamos devem “proclamar todos os dias a sua salvação” (v.2). Embora haja espaço apenas para entoarmos louvores, os cânticos bem escritos nos relembram sobre como Deus nos salvou, especialmente através da morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.

Há somente um Deus. Todos os outros deuses não passam de ídolos de madeira ou pedra (v.5) ou representações da imaginação humana. O salmista reúne palavras que honram a Deus, a quem ele atribui esplendor, majestade, força e glória (vv.6-8).

O Salmo 96 ordena que todos os povos temam e tremam diante do Senhor (vv.6,9). O perfeito amor afasta todo o medo (1 João 4:18), e os cristãos não vivem aterrorizados com o nosso amoroso Pai celestial. Ao mesmo tempo, jamais queremos presumir que temos direito à salvação e que podemos viver descuidadamente. Ao contrário, devemos trabalhar com afinco a nossa “salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor” (Filipenses 2:12). O salmo 96 nos relembra que haverá o dia do julgamento para cada pessoa (vv.10,13). Embora o Senhor Jesus tenha levado o nosso pecado, “todos nós teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo” (2 Coríntios 5:10). Esse fato deve evocar um sentimento de divino temor em todos nós.

Reflita

  1. Separe um tempo para refletir (não apenas estudar) sobre o Salmo 96 e para adorar o “SENHOR em todo o seu santo esplendor” (Salmo 96:9).
  2. Por que você acha que os cantores da Bíblia veem o julgamento vindouro como um acontecimento de alegria e louvor, enquanto a igreja atual prefere, com frequência o ignorar?
  3. De que maneira você e sua equipe podem anunciar “a sua glória entre as nações” e contar “a todos as suas maravilhas” (v.3)? 

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais