Braços que abraçam - Outubro Rosa

Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Gálatas 5:22-23 

Foi através da luta contra o câncer de mama que percebi o quanto Deus muitas vezes permite que sejamos cuidados para que possamos cuidar também. 

Em 2014, durante o tratamento, percebi o privilégio que eu tinha em ser atendida por um plano de saúde: chegava à clínica, era atendida no horário e paparicada durante as sessões de quimioterapia pela equipe. Percebi então, que muitas mulheres que conheci nesse período recebiam as mesmas medicações que eu estava recebendo, mas que, pelo SUS, ficavam horas até serem atendidas. Muitas vezes a medicação não estava disponível naquele dia e tinham que voltar no dia seguinte. 

Agradecia? Como agradecia! Mas meu coração estava inquieto com aquela situação. Foi aí que comecei a minha jornada pelos hospitais. Todas as quintas-feiras pela manhã. Mesmo em tratamento e com pouquíssimo cabelo na cabeça, enchia uma sacola com lenços e ia até um hospital referência em tratamento de pacientes com câncer aqui em Curitiba. Chegando lá, apresentava-me e oferecia um lenço àquelas mulheres, mostrava a elas como poderiam amarrá-los, conversava um pouco e deixava meu telefone caso quisessem conversar mais. Daquelas visitas surgiram muitas amizades!  

Em uma manhã de quinta-feira, estava eu novamente com minha sacola, meus lenços e outras coisas que comecei a ganhar para distribuir às pacientes. Minha oração naquela manhã era para que eu pudesse ser instrumento do Senhor naquele lugar, que pudesse levar um pouco de amor, beleza e alegria àquelas mulheres que estavam passando pelo mesmo problema que eu estava. 

Comecei a andar pelos corredores como de costume e conversava com uma aqui, outra ali, até que percebi que entre todas elas havia uma jovem com olhar muito triste. Aproximei-me devagar, apresentei-me e ofereci a ela o que havia na sacola. Você quer um lenço?  Perguntei à jovem, que me respondeu “não” com a cabeça. Então insisti, dizendo que tinha maquiagens, esmaltes e até mesmo camisetas cor de rosa na sacola. Ela disse “não” a tudo que eu oferecia! Foi então que eu me curvei, olhei nos olhos dela e perguntei: “Você quer um abraço?”

A jovem se levantou, abraçou-me e chorou — como chorou! Naquele momento, compreendi que os lenços e tudo mais que havia naquela sacola eram apenas instrumentos que o Senhor tinha me dado para atingir o objetivo dele, através da minha vida, na vida daquela jovem naquela manhã! Foram muitas histórias que surgiram, depois disso, com um simples abraço.

Hoje, em minha igreja (Igreja Batista do Bacacheri), temos o Ministério Braços que Abraçam, que surgiu do coração e cuidado de Deus e que tem o objetivo de acompanhar, cuidar e abraçar pacientes e familiares que estão passando pelo tratamento contra o câncer. 

Lembre-se de que, quando alguém de nossa família fica doente, ficamos doentes também, pois todos precisam ser cuidados. O Ministério Braços que Abraçam está disponível para acompanhar e caminhar junto com todos que estão passando pelo tratamento, independentemente do tipo do câncer ou idade. Estamos à disposição para abraçar você com nossos braços de amor. Quando a cura do paciente chegar, todos à sua volta serão curados também!

Ter um ministério de cuidado em sua igreja é zelar pelos doentes e fazer isso como faríamos por Jesus (Mateus 25: 36-40), é amar ao nosso próximo com braços que abraçam e cuidar do Corpo de Cristo com carinho. Por isso, se você sentiu inspiração nesse relato, incentivo você a procurar a liderança de sua igreja para dar início a um ministério de cuidado. Você pode ainda contar com instituições como Ministérios Pão Diário! Envie um e-mail, apresentando seu projeto para brasil@paodiario.org e juntos podemos levar esperança para aqueles que estão passando por enfermidades.

Por Josiane Biss