No início da década de 1920, J. Oswald Sanders era um jovem advogado e muito conceituado em sua terra natal, a Nova Zelândia. Mas Deus logo o chamou para uma longa carreira de ensino e administração na Faculdade Bíblica da Nova Zelândia, em Auckland, e mais tarde para uma carreira ainda mais extensa com a Missão do Interior da China (hoje denominada Sociedade Missionária Oriental). Ele foi o diretor geral da missão durante décadas de grandes mudanças após a Segunda Guerra Mundial. Quando a equipe da missão foi forçada a sair da China, ele estabeleceu novos campos de trabalho por toda a Ásia Oriental.
Após se aposentar como diretor geral da Sociedade Missionária Oriental em 1969, ele foi diretor da Faculdade de Treinamento para Líderes Cristãos em Papua-Nova Guiné.
Através dos anos, Dr. Sanders escreveu vários livros. Ele também investiu o seu tempo participando de um ministério mundial de ensino, até perder sua breve batalha contra o câncer. Dr. Sanders morreu aos 90 anos, em 1992, na Nova Zelândia.

Neste livro, o autor destaca as qualidades desse grande apóstolo e líder: espírito pioneiro, incontestáveis habilidades de comunicação, vida de oração fervorosa e autêntica devoção a Jesus Cristo.