Mateus 22:34-40

Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (NVI)

Leitura

O segundo mandamento “é semelhante” (do grego hómoios) ao primeiro. A palavra grega hómoios significa “similar ou de igual valor, capacidade ou posição; em nível de igualdade um com o outro”. Para Jesus, amar o próximo como a si mesmo é tão importante quanto o mandamento de amar a Deus plenamente.

Para os judeus, o “próximo” era um companheiro israelita nativo que vivia nas proximidades da comunidade (Levítico 19:34). Porém Jesus expandiu e estendeu o significado de “próximo” na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37) para incluir qualquer um com quem eu tenha contato e precise da minha empatia ou ajuda. Não se trata de quem é seu próximo, mas para quem você é um próximo.

Amar o próximo como a si mesmo é amá-lo tanto quanto você se ama. É um padrão que conhecemos muito bem, pois é como gostaríamos que os outros nos amassem.

Nossa habilidade para amar nosso próximo flui do nosso amor por Deus.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirma: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos? Ele nos deu este mandamento: quem ama a Deus, ame também seus irmãos. (1 João 4:19-21)

O amor de Deus por nós e o nosso por Ele são fundamentais se quisermos amar o nosso próximo. O segundo mandamento é o “segundo” porque é necessariamente consequência do primeiro. No entanto, o segundo mandamento “é semelhante” ao primeiro, de igual valor e importância, em nível de igualdade com o primeiro.

Viver a vida cristã precisa ser complicado. Se você ama a Deus inteiramente e a todos como a si mesmo, você não precisa que 613 mandamentos lhe digam o que fazer e o que não fazer. Todos os outros mandamentos são simplesmente extensão destes dois: amar a Deus — fazer o que Ele diz — e amar o próximo —fazer o que Ele deseja. De que maneiras seu amor será demonstrado hoje?

Para reflexão

  • É possível amar a Deus e não as pessoas? Por quê?
  • Quem você acha fácil de amar? De forma mais pessoal (talvez para uma reflexão mais particular), você se acha uma pessoa fácil para as outras pessoas amarem? Por quê?
  • O que torna amar os outros tão difícil? Quais são algumas barreiras que podem atrapalhar esse amor? 
  • Novamente, visto que o tema do mês é o amor de Deus por nós em Cristo, este estudo precisa ser lido à luz de 1 João 4:19, que diz: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. Como o nosso amor por Deus deve ser uma resposta ao Seu amor por nós assim como um reflexo desse amor?

(Extraído de Pegadas na estrada do Calvário: Caminhando com Jesus para a cruz, de Sim Kay Tee. Produzido pela região Ásia-Pacífico)