AMANTES DA PALAVRA

Talvez você já tenha encontrado um livro tão bom, mas tão bom, que não conseguiu parar de ler até chegar ao final. Talvez, para isso, você até tenha deixado de dormir lendo-o até o dia clarear. A Bíblia nos conta de um salmista que encontrou um livro assim, pois ele declarou: “Como eu amo a tua lei; penso nela o dia todo!” (SALMO 119:97). Porém mais do que apenas a curiosidade de saber o que acontece no final, tal livro despertava algo no interior desse salmista: “Minha alma consome-se de perene desejo das tuas ordenanças” (v.20 NVI).

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Há diversos aspectos de Deus que nos tornam fascinados por Ele. O que sabemos hoje é uma pequena parte de tudo o que Ele tem a nos revelar quando mergulhamos em Sua Palavra. E em apenas um capítulo desse maravilhoso livro encontramos três aspectos do caráter de Deus que nos provocam fascínio. Em 2 Timóteo 2, vemos que a salvação revela a glória eterna, que só quando nos purificamos, tornamo-nos úteis para o Senhor que é Santo e que mesmo quando falhamos, Ele continua sendo fiel.

A fascinante Palavra de Deus

A Bíblia é a Palavra de Deus, a forma pela qual podemos conhecer a vontade do Senhor para nossa vida. Muitas vezes a tratamos como um livro comum que reúne várias frases de autoajuda, que nos ensinam bons costumes e que nos encorajam.

Jesus ensina aos judeus que não basta apenas ouvir a Palavra, nem apenas estudar sobre ela, se não nos achegarmos ao autor dela: Deus e termos uma experiência real com Ele (JOÃO 5:39-40).

Precisamos ter experiências como a dos discípulos no caminho de Emaús (LUCAS 24:32): buscar o Autor dessa Palavra e permitir que Ele incendeie o nosso coração enquanto aprendemos por meio das Escrituras. A partir do momento que nosso coração começa a queimar, já não há mais como não ficar fascinado pela Palavra de Deus. Quando nos aprofundamos nela, adquirimos uma responsabilidade: transbordar do que lemos para aqueles que estão ao nosso redor. 

Vivendo a Palavra

Temos que entender a importância de não só conhecer, mas viver pela Palavra de Deus. No deserto, quando Jesus foi tentado pelo diabo a transformar pedra em pão, após o Senhor estar 40 dias sem comer, Ele respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus’” (MATEUS 4:4). Quando o Senhor diz: “As Escrituras dizem”, mostra que não só temos que viver alinhados com a Palavra, mas também que necessitamos dela como de alimentação diária.

Certa vez, um pregador disse: “Nós somos as Bíblias que o mundo está lendo… Nós somos os sermões que o mundo está prestando atenção”. Por meio da Palavra aprendemos como proceder diante das pessoas que nos relacionamos e a como refleti-la, de modo que elas quem fascinadas por Cristo através do nosso exemplo.

Talvez você conheça a Palavra de Deus, já medita nela e vive segundo o que ela orienta. Mas hoje queremos lembrar a você que o Senhor dessa Palavra não está morto, não está distante. Ele está disposto a trazer revelações fundamentais para a sua vida. O Autor desse Livro é o Deus vivo e habita em seu interior por meio do Espírito Santo. Enquanto es ver lendo as Escrituras, não ignore a presença dele, pois Ele é quem revela a Palavra e esclarece suas dúvidas. Deixe o seu coração ser incendiado por este “fogo” que o salmista apresenta: “Tenho obedecido a teus preceitos, pois os amo muito” (SALMO 119:167).

Talvez você esteja ouvindo isso pela primeira vez, ou ainda não havia se interessado em ler Salmos. Por isso, hoje, quero despertar sua curiosidade quanto a esse livro e posso garantir que quando começar a lê-lo, você será tomado por uma vontade como a de Jeremias (JEREMIAS 15:16), e pela revelação de que você vale mais do que imagina!

Onde encontrar na Bíblia?

SALMO 119:97

Como eu amo a tua lei; penso nela o dia todo!

JEREMIAS 15:16 (KJA)

Quando a tua Palavra foi encontrada, eu comi cada frase e as digeri em meu íntimo; elas me nutrem dia após dia, são minha satisfação e júbilo maior; porquanto teu Nome foi invocado sobre mim, isto é, pertenço a ti!

Questões para debate

  1. Qual trecho da Palavra de Deus o tem fascinado nos últimos dias?

  2. O que você acha que ainda falta para deleitar-se verdadeiramente ao ler a Bíblia?

  3. Você já teve a experiência de ler algum texto bíblico e, mais tarde, Deus lhe mostrar algo totalmente diferente do que havia entendido inicialmente? Se sim, qual texto foi esse?

Oração

Deus, obrigado por nos dar o privilégio de ter em nossas mãos o livro mais fascinante já escrito! Que possamos ter, cada dia mais, o nosso coração incendiado pela leitura da Tua Palavra. Não queremos ser negligentes e apenas guardar isso para nós; queremos compartilhar as boas-novas expressas na Bíblia e, não apenas ler e falar sobre, mas viver o que aprendemos de a partir dela. Queremos ter a revelação da Palavra viva, a revelação do Deus por trás da Palavra, e conhecer cada dia mais a Verdade, para que ela nos ensine como viver em santidade. Em nome de Jesus. Amém!

Gabriel Morais

Gestão da Informação — Jesus na UFPR