“…e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.(EFÉSIOS 5:2)

Se um homem ama sinceramente a Deus, isso o inclinará a render a Ele todo o devido respeito; e os homens não precisam de qualquer outro incentivo, além do amor, para demonstrar um ao outro todo o respeito que é devido. O amor a Deus disporá um homem a honrá-lo, cultuá-lo, adorá-lo e reconhecer com sinceridade Sua grandeza, glória e domínio. E, assim, dispô-lo-á a todos os atos de obediência a Deus, porque o servo que ama seu senhor, e o súdito que ama seu soberano, estará disposto à sujeição e à obediência devidas. O amor disporá o cristão a comportar-se para com Deus como uma criança para com um pai; em meio a dificuldades, recorrer a Ele por ajuda e depositar toda a sua confiança nele — assim como nos é natural, em caso de necessidade ou aflição, recorrer a alguém a quem amamos em busca de compaixão e ajuda. Também nos levará a dar crédito à sua palavra e depositar confiança nele, porque somos incapazes de suspeitar da veracidade daqueles por quem temos toda amizade. Além disso, dispor-nos-á a louvarmos a Deus pelas misericórdias que recebemos dele, assim como estamos dispostos a ser gratos por qualquer bondade que recebamos de nossos amados semelhantes. O amor, mais uma vez, disporá nosso coração a submeter-se à vontade de Deus, porque estaremos mais dispostos a fazer a vontade daqueles a quem amamos do que a dos outros. Naturalmente desejamos que aqueles a quem amamos sejam satisfeitos e que lhes sejamos agradáveis; e o verdadeiro amor e afeição a Deus disporão o coração a reconhecer o direito que Ele tem de governar, e que Ele é digno de fazê-lo, e, assim, dispor-se-á a submeter-se. O amor a Deus nos disporá a andar em humildade com Ele, porque quem ama a Deus estará disposto a reconhecer a grande distância entre Deus e si mesmo. Será agradável a tal pessoa exaltar a Deus, e colocá-lo acima de tudo, e prostrar-se diante dele. Um verdadeiro cristão se deleita em ter Deus exaltado em sua própria humilhação, porque ama a Deus. Ele está pronto a reconhecer que Deus é digno disso e é com prazer que se lança no pó diante do Altíssimo, devido ao seu sincero amor por Ele.

Considerado um dos maiores pensadores da história americana, Jonathan Edwards foi, antes de tudo, um pregador convincente e pastor cuidadoso.

Dia a Dia com Jonathan Edwards

Apresentando 366 meditações que desafiam à reflexão, acompanhadas das passagens das Escrituras, Dia a Dia com Jonathan Edwards oferece diariamente exortações e encorajamento.