Todos passamos por momentos difíceis: situações nas quais pensamos que ninguém consegue compreender nossa dor e, de certa maneira, é assim mesmo, porque cada um de nós reage de forma diferente quando a desgraça nos sobrevém. Talvez nada seja tão terrível quanto perdermos alguém que amamos, mas, mesmo assim, lembre-se de que o verdadeiro amor sempre segue adiante.

Tenho certeza de que, aquele que nos ama de verdade não deseja nos ver sofrendo por algo que não tem solução. Faríamos qualquer coisa por essa pessoa e não gostaríamos que ela sofresse, pois já estamos separados. Mas temos de procurar ver a vida de outra forma!

O vazio que a pessoa amada deixa em nosso coração é impossível de ser preenchido. Logo, nem tente fazer isso! Mas sempre teremos as lembranças essa pessoa pelas situações que juntos passamos; estas continuarão conosco por mais que o tempo passe. Mesmo diante desse fato, lembremo-nos de que Deus fez o nosso coração de tal forma que sempre haverá lugar para outras pessoas que Ele mesmo colocará em nossa vida. Isso não significa que substituiremos ou esqueceremos aqueles que se foram, mas sim que nossa vida será acrescentada e crescerá em amor. Pois o coração foi criado para amar e não deixará de fazê-lo. Jamais devemos dar lugar ao desespero.

Sentimos a mesma coisa quando alguém nos abandona. Sejam quais forem os motivos que a levaram a tomar tal decisão, o nosso valor está muito além do que os outros pensam, por mais que tenhamos amado essa pessoa. Algumas vezes, as pessoas se afastam de nós por se decepcionarem conosco, achavam que deveríamos ter feito mais do que fizemos ou, simplesmente, porque pensam ter encontrado alguém “melhor” do que nós. Mas é essa pessoa que deve arcar com as decisões dela, não nós. Não podemos permitir que a vergonha por sermos acusados, a falta de amor de alguém para conosco ou, ainda, a decisão de alguém de não querer nos ver sejam motivos para abalar a nossa vida. O mundo segue adiante, e nós também deveríamos fazer o mesmo, ainda que pareça ser uma frase clichê. Todos os dias surgem novos relacionamentos e todos os dias também eles se rompem, pois isso faz parte da vida. É fato que sofremos com isso, mas os abandonos não nos definem.

Ainda que nos soe estranho, a dor que hoje enfrentamos faz parte da alegria de amanhã. Não a poderíamos usufruir apropriadamente se não tivéssemos passado por momentos difíceis. Quando nos recordamos desses momentos, nos sentimos bem, não somente porque conseguimos “vencê-los”, mas também por eles terem nos ajudado a valorizar mais a alegria que experimentamos posteriormente.

Além disso, há muitas pessoas que precisam de nós que não contam com ninguém que se importe com elas e as abrace. Quando passamos por momentos de sofrimento, sentimos empatia pelos que sofrem e assim nos dispomos a ajudá-los. Podemos alcançar o coração daqueles que estão ao nosso redor e que, talvez, não tenham ninguém que se preocupe com eles!

Quando tudo parece escuro

Precisamos sempre fazer um esforço para seguir em frente. Às vezes, os momentos difíceis chegam quando nos sentimos solitários, abandonados, feridos e, também, quando não sabemos o que fazer ou quando achamos que nossos sonhos não vão se concretizar. Pensamos que a vida não tem sentido e nos deixamos ser levados pela dor. Chegamos até a pensar que Deus não nos ouve, ou se encontra muito distante de nós! Essa experiência não é somente sua. Davi orava e cantava para Deus, dizendo-lhe o que havia em seu coração, usando palavras que “soam” muito familiares para você: “Meu coração se enche de tristeza, pois me lembro de como eu andava com a multidão de adoradores, à frente do cortejo que subia até a casa de Deus, cantando de alegria e dando graças, em meio aos sons de uma grande festa. Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus! Agora estou profundamente abatido, mas me lembro de ti, desde o distante monte Hermom, onde nasce o Jordão, desde a terra do monte Mizar. Ouço o tumulto do mar revolto, enquanto suas ondas e correntezas passam sobre mim. Durante o dia, porém, o Senhor me derrama seu amor, e à noite entoo seus cânticos e faço orações ao Deus que me dá vida. Clamo: ‘Ó Deus, minha rocha, por que te esqueceste de mim? Por que tenho de andar entristecido, oprimido por meus inimigos?’. Os insultos deles me quebram os ossos; zombam de mim o tempo todo, dizendo: ‘Onde está o seu Deus?’” (SALMO 42:4-10).

Davi se sentia deprimido, sufocado. Os inimigos o perseguiam com o intuito de matá-lo e a sua reação foi a mesma de qualquer um de nós: primeiro, medo; depois, desespero; e por último, depressão. Quando pergunta a si mesmo: “Por que você está tão abatida, ó minha alma?”, ele está buscando o motivo da sua depressão e da sua angústia. Quando ora a Deus, Davi compreende que nenhuma pessoa poderá vencê-lo, pois o seu Criador está com ele. Sobre isso, não podemos ter qualquer dúvida! Seja qual for a situação pela qual esteja passando, você não está sozinho, Deus está com você! E, como se já não bastasse, lembre-se de que nenhuma dor é eterna. Deus coloca um ponto final em todo sofrimento, embora isto nos pareça praticamente impossível.

Precisamos aprender a descansar e a confiar em Deus e, embora os dias pareçam escuros, devemos compreender que nada, nem ninguém, pode nos derrotar quando estamos em Deus. A vida que o Senhor nos concedeu é extraordinária! Esta é a razão pela qual Davi termina sua oração de forma triunfante. Dessa maneira você também pode viver, agora mesmo, por maior que seja a dor que você esteja sentindo. “Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!” (SALMO 42:11).

Ainda que desanimados, preocupados, abatidos…, devemos nos lembrar de que Deus cuida de nós. Entretanto, o que acontece quando damos um passo a mais, quando o que sentimos é muito mais do que desânimo? O que fazer quando estamos no fundo de um poço, do qual não podemos ou queremos sair? O próprio Davi compartilha a reação dele ao enfrentar um momento ainda mais complicado: “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se voltou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama. Pôs meus pés sobre uma rocha e firmou meus passos. Deu-me um novo cântico para entoar, um hino de louvor a nosso Deus. Muitos verão o que ele fez, temerão e confiarão no Senhor” (SALMO 40:1-3).

“Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama”. Muitas vezes, esse sentimento está arraigado de tal forma dentro de nós que chegamos a pensar que nada faz sentido. No entanto, essa parte do Salmo 40 nos indica quais são os passos a serem dados rumo a nossa restauração. Eles são para todos, não importa quem você seja e, também, a situação na qual se encontra! Deus o ajudará a sair desse poço. Como? Leia cada um dos pontos a seguir, medite neles e plante-os em seu coração, para que essas verdades se irradiem por toda a sua vida. Deus lhe dará forças para colocá-las em prática. A única coisa que você precisa fazer é dar o primeiro passo.

  1. Esperei com paciência no Senhor. Esta é a decisão mais importante, e a mais simples! Por vezes achamos difícil dar este passo, pois esperar não é muito da nossa natureza. Mas a nossa responsabilidade começa aqui. Tudo pode mudar!
  2. Ele se voltou para mim e ouviu meu clamor. Deus sempre nos escuta, mesmo que, tendamos a pensar que Ele está distante. Isso é um engano!
  3. Tirou-me de um poço de desespero… Eu pensava que estava morrendo, que a morte era a única solução para a minha vida! Uma vez mais, Deus nos faz lembrar que isso não é verdade. Ele nos tira de qualquer situação.
  4. …de um atoleiro de lama. Deus o restaurará e não permitirá que nada, nem ninguém o separe dele. Embora nos sintamos abandonados, Ele não quer que vivamos dessa maneira. Não é da vontade dele que vivamos presos, sufocados.
  5. Pôs meus pés sobre uma rocha… Erga a sua cabeça e fixe seu olhar no que vale a pena. Olhe para o Senhor Jesus, o único que tem condições de sustentá-lo. Deus não quer que vivamos nos sentindo inferiores, indignos e desprezados.
  6. …e firmou meus passos. Ele vai lhe ensinar uma nova forma de andar e viver. O que você faz, vale a pena. O que você vive, permanece por toda a eternidade.
  7. Deu-me um novo cântico… Deus preenche nossa vida com presentes valiosíssimos: a vida é o primeiro e, com ela, o amor, a família, a natureza, a música, a amizade, o prazer etc. e centenas de outras aventuras simples que valem a pena desfrutar.
  8. …um hino de louvor a nosso Deus. Os cânticos que entoamos ao Senhor e, também, aqueles que Ele coloca em nosso coração.
  9. Muitos verão o que ele fez… A sua vida será diferente. Inclusive, chegará a ser um exemplo para os outros. Eles ficarão comovidos ao ouvir a sua história, porque saberão que foi Deus que o resgatou.
  10. …temerão e confiarão no Senhor. A sua vida terá propósito, não só para você, pois também influenciará outras pessoas.

O mais espetacular de tudo é que Davi não menciona nenhuma circunstância de forma específica. Todas são situações que acontecem em nosso interior! Talvez, as situações não mudem, mas nós sim, pois, agora mesmo, podemos vencer qualquer coisa que nos sobrevém por causa da presença de Deus em nós! E isto porque, simplesmente, a nossa confiança e esperança estão no Senhor.

Nosso maior problema: quando pensamos em nos afastar de Deus

Sigamos adiante: as estatísticas indicam que a maioria dos que tiram a própria vida integram o chamado “primeiro mundo”, onde, aparentemente, existe de tudo para serem felizes: educação, potencial econômico, conforto, reconhecimento, saúde, possibilidades de viagens, meios de comunicação, trabalho, uma vida “agradável” etc., mas algo simplesmente não funciona. Sinceramente, acredito que o problema é que abandonamos a Deus.

Muitos até defendem que Deus não existe e que o Universo (e, portanto, nós também) é produto do acaso, porém, se assim for, nada faz sentido mesmo, inclusive nós. Estamos nos esquecendo que, se perdermos Deus, nós mesmos nos perderemos. Sem Ele, a única conclusão que nos resta é: não temos “saída” em nenhum lugar e não vamos a parte alguma. Os dias são sem sentido, visto que a nossa vida também não possui qualquer sentido e nada do que façamos mudará a realidade.

Ninguém gosta de ser desprezado. Tanto é que a autoestima e o reconhecimento são alguns dos temas mais debatidos nos dias atuais. Alguns, inclusive, dizem que é muito difícil viver quando não se gosta de si mesmo, mas você sabe no que se baseia a autoestima de muita gente? Vejamos:

  1. Percepção. Como me vejo? As estatísticas nos dizem que uma, entre três pessoas, se acha feia ou crê que sua aparência não é boa.
  2. Desempenho. O que faço? Muitos creem que o importante na vida é serem reconhecidos no trabalho.
  3. Posição. Sou importante? Há gente que me admira?
  4. Posses. Quanto tenho? Se não tenho mais do que aqueles à minha volta, eu me sinto “pobre”, que lástima!
  5. Poder. O que posso fazer? Que decisões devo tomar? O que digo e faço influencia alguém?

Permita que lhe diga que estas cinco características podem se perder, não são confiáveis, pois se isso é o mais importante para nós, com elas se vai a nossa autoestima. Não me interprete mal: elas não são algo ruim, porém, o que somos não pode se firmar apenas em relacionamentos ou coisas perecíveis. Mais cedo ou mais tarde, cairemos com elas.

Só existe uma forma de viver seguro e feliz consigo mesmo: reconhecer que o nosso valor vem daquele que nos criou. Somos o que somos quando nós nos enxergamos como Deus nos vê, portanto, não se trata de nós, mas dele.

Imagine que você vai a um lugar onde há muita gente e vai acompanhado de alguém que você admira muito. Quem sabe, o maior atleta do mundo, ou um líder do governo, um cantor, um artista… e, diante de todos, essa pessoa tão importante diga: “Este é meu amigo, vocês precisam conhecê-lo. É uma pessoa genial!”. Nesse momento, quem teria problemas de autoestima?

É exatamente o que Deus faz conosco! É algo que as pessoas que não acreditam em Deus não podem compreender. Observe:

  1. Percepção. Sabemos do valor que temos e nos sentimos dignos, porque Deus ofereceu o Seu próprio Filho por nós. Ele nos ama de forma incondicional. Fomos criados à Sua imagem.
  2. Posição. Quando nós recebemos Jesus em nossa vida, passamos a fazer parte da Sua família, a família de Deus!
  3. Posses. Ele perdoa e restaura a nossa vida. O passado já não mais existe. Voltamos a ser “nós mesmos”. Isso não é o melhor que podemos ter aqui
    nesta Terra?
  4. Desempenho. Por nos amar, Deus nos concede talentos por meio do Seu Espírito. Assim, nós o honramos com o nosso trabalho, e Ele nos honra com a Sua presença em nossa vida!
  5. Poder. Ele concede propósito à nossa vida. Aprendemos a fazer nossas tarefas de forma correta, pois reconhecemos que tudo tem um valor eterno. Somos gratos, porque nada merecíamos e em Deus temos tudo! E, acima de tudo, sabemos que somos amados… e aprendemos a amar. Vamos, juntos, avançar em cada uma dessas características!

1. Percepção, quem somos, nosso valor como pessoa

Roman Abramovich, multimilionário russo, é o principal acionista do Chelsea Futebol Clube, da Inglaterra. Anos atrás, ele desejou comprar o jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que, naquela altura, jogava no Barcelona e era considerado o melhor jogador do mundo. Falou-se de que estaria disposto a pagar cem milhões de euros por ele. Era muito dinheiro. Em uma entrevista, esse dirigente russo disse que queria ter Ronaldinho em sua equipe, a qualquer preço, mas não conseguiu.

Quando li a entrevista, pensei comigo: Ele faria qualquer coisa para ter o Ronaldinho em sua equipe… até que ponto vai o seu desejo? Será que ele estaria disposto a dar a vida do seu próprio filho por isso?

Que pergunta tola! Claro que não! Uma coisa é você desejar algo de todo o coração e outra coisa, bem diferente, é o preço que você está disposto a pagar por esse desejo. O simples fato de se fazer essa pergunta se torna ofensivo! Tudo tem limite!

Isso me fez pensar, e muito. Nenhum de nós estaria disposto a pagar um preço tão alto por alguma coisa. Ninguém daria seu próprio filho por amor a outra pessoa… nem pelo seu melhor amigo!

Ninguém? Espera aí… Deus fez isso!

Sim, Deus fez isso, não para nos dar algo material ou para nos ajudar a realizar um sonho. Ele o fez para algo muito mais relevante: pertencermos à Sua “equipe”. Estamos falando de sermos filhos de Deus e de recebermos a vida absolutamente radiante e eterna! Deus entregou Seu próprio Filho à morte para que pudéssemos ter vida. O Senhor Jesus caminhou voluntariamente até a cruz para que você e eu pudéssemos ser perdoados: “Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos” (JOÃO 15:13).

Qual é o meu valor? Quanto vale o meu “passe”? Cem milhões de reais? Um bilhão de reais? É impossível colocar um valor na vida! O valor que Deus pagou por você e por mim é incalculável e eterno. Esse é o valor que temos para Deus, o valor que Ele dá à nossa alma. Quando queremos algo, pagamos o que julgamos ser justo, empenhamo-nos para comprá-lo seja lá pelo valor que for. Pode ser que outras pessoas não o valorizem como nós, mas isso não diminui o desejo que temos de adquiri-lo.

Deus realmente pagou um valor incalculável para nos resgatar: a vida do Seu próprio Filho, Jesus. Ele se empenhou por nós. Não só por nos amar, mas também pelo valor que nos atribui. Deus nos ama e nos valoriza, pois deu o melhor que Ele tinha por nós.

Quem estaria disposto a dar algo por mim? Qual seria o meu preço? Jesus entregou Sua vida por nós, derramando o Seu próprio sangue. Ninguém pagaria tanto assim, por isso, jamais, alguém fará o que Deus fez e faz por nós. Ninguém nos ama tanto como Ele. Esse amor é a razão da nossa vida.

A Bíblia diz que Deus nos aceita incondicionalmente, independentemente de quem somos. O Seu amor é tão grande que deu Seu próprio Filho por nós. Por causa disso, ninguém fica à margem nesta vida, ninguém pode se considerar tão inútil para pensar que a sua vida não tem valor. Deus tem um propósito para cada um de nós. Deus lhe permitiu as circunstâncias que você enfrenta, os pais que tem, o lugar do seu nascimento. Deus o criou tal como é e tem um propósito para você. A sua vida é totalmente diferente de qualquer outra pessoa. Deus sabe que você é único, porque Ele assim o criou. Deus é o nosso Pai celestial.

Fomos planejados para viver de forma diferente. Ninguém pode anular o nosso valor, a menos que o permitamos, tampouco pode nos insultar só por dizer que não podemos entender o que está acontecendo. Deus em Cristo nos fez herdeiros da eternidade, Ele nos ama e nos perdoa; logo, o nosso tempo presente está em Suas mãos. Nosso futuro será glorioso. Podemos passar por momentos difíceis nesta vida, mas jamais os enfrentaremos sozinhos.

Não se sinta mal! Se alguém conhecesse tudo o que se passa em nosso interior, nos sentiríamos desnudos e cobertos de vergonha. Mas não é assim com Deus, pois Ele é quem mais nos ama. Em amor, Ele enxerga o mais íntimo do nosso ser, conhece todos os nossos pensamentos e pode sondar o lado mais obscuro de cada um de nós.

Quando vivemos no amor de Deus, não existe qualquer crise que possa nos vencer. Como cantou o salmista, certa vez, “Teu amor é melhor que a própria vida; com meus lábios te louvarei” (SALMO 63:3), e essa é a razão da nossa existência. Se aprendermos a usufruir do amor de Deus, perceberemos que esse amor tem mais valor do que a própria vida. Assim, já não mais nos deixaremos levar pelos sentimentos melancólicos, que dizem: “Hoje não estou me sentindo bem…”. Não! Nós viveremos no poder daquele que nos concede vida abundante.

2. Posição, onde estamos, nossa segurança

Quando tudo parece escuro, Deus nos toma pela mão. Quando julgamos estar sozinhos, nosso Pai está perto de nós e não nos deixa cair. Quando os inimigos nos cercam e a situação parece não ter solução, Deus, como um escudo, se posiciona a nossa volta com a Sua presença, para que nos sintamos seguros e cuidados. Nada do que nos acontece escapa ao Seu controle, nenhuma circunstância o surpreende.

Ao longo de nossa existência, se temos Deus em nossa vida, o nosso precioso Senhor sempre nos conduz, segurando nossa mão, assim como o pai ou a mãe guia seus filhos sem permitir que caiam. Deus sempre cuida de nós, principalmente quando fazemos o que é certo e parece que ninguém está ao nosso lado. Estes são os momentos em que o Senhor revela o valor das pessoas que fazem a Sua vontade, embora ninguém as veja. A Bíblia nos ensina que Deus nos conhece e nos tem em Suas mãos.

E quando chega o que pensamos ser o nosso maior inimigo, a morte, Deus nos segura pela mão e nos leva para casa. Ele não permite que nada, nem ninguém, nos encha de medo! Porque ninguém tem qualquer poder sobre nós, mesmo quando nos sentimos fracos e cansados! Nosso Pai nos conduz até o nosso verdadeiro lar, o lugar ao qual pertencemos, o lar onde jamais voltaremos a nos sentir sozinhos ou tristes e onde ninguém poderá nos ferir. Lembre-se de que essa promessa é para você, seja qual for a situação pela qual esteja passando, desde agora e por toda a eternidade: “Certamente sua salvação está perto dos que o temem; então nossa terra se encherá de sua glória” (SALMO 85:9).

Essa é a base da nossa segurança, o que torna a nossa vida completamente diferente. O seu Criador transformará os seus lamentos em louvor festivo, livre, gracioso, solidário, amável, profundo, alegre, ilimitado… e isso lhe trará vontade de se comprometer, de ajudar, de se sacrificar pelos seus amigos, de perdoar e ser perdoado. Um viver diferente em meio às circunstâncias que o cercam. Se me permitir um exemplo um tanto ridículo, é a famosa cena do filme Cantando na Chuva (1952), pois o amor do nosso Criador preenche tudo e nos leva a cantar e dançar. Se você gosta de cantar e dançar, tenha coragem de acompanhar a música de Deus, conforme o salmista declarou certa vez:

“Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria” (SALMO 30:11).

3. Posses, o que temos, o que Deus nos concede

Mesmo lutando contra um câncer que ceifaria sua vida, o ator John Wayne continuava atuando na produção do filme O Último Pistoleiro (1976). Ele era muito amigo da sua colega de cena, Lauren Bacall, para quem contava como estava enfrentando sua enfermidade. Às vezes, Wayne tinha que participar de cenas que aconteciam a grande altitude, o que lhe causava muita dor e, para que continuasse trabalhando, lhe administravam oxigênio. Certa vez, chegando ao trabalho, Lauren lhe disse: “Hoje estamos tendo um bom dia”. Wayne segurou a mão dela e fitando-a profundamente declarou: “Todo dia é um bom dia quando você pode se levantar”.

Cada dia é um presente que Deus nos concede. Cada manhã é um novo momento para recomeçar, para desfrutar, para estarmos com nossos amados, para imaginar e criar, para se deleitar com a natureza… ou, simplesmente, para viver. Isso já é bastante, não é mesmo? Às vezes nos levantamos de qualquer maneira, preocupados e de mau humor. As circunstâncias, algum problema ou o fato de não nos sentirmos 100% fisicamente, leva-nos à amargura desde o primeiro momento do dia, e deixamos de agradecer e sentir que estamos vivos, o que é lamentável.

Dependemos demais das circunstâncias e dos nossos sentimentos que elas nos provocam. Se algo vai bem, sentimo-nos felizes e parece que o mundo está aos nossos pés. Porém, quando as coisas são diferentes do que desejamos, não queremos ver ninguém e começamos a sentir pena de nós mesmos. Existe uma forma diferente de se levantar cada manhã. O autor de um dos
salmos explicou isso de um modo sublime: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (SALMO 118:24).

Certa feita, o Senhor Jesus disse que, se a vida dele habitasse em nós, rios de água viva fluiriam do nosso interior. Não importaria o que estivesse acontecendo no mundo exterior, pois nossa alma seria uma inesgotável fonte de alegria, criatividade, tranquilidade, paz e vida. Não se trata de nós! Isso não tem nada a ver com a nossa força, nem com o transbordar de otimismo que possamos demostrar ao enfrentarmos os problemas. O Senhor disse que é o próprio Espírito de Deus que se encarregaria disso.

Desde que vivamos nele e Ele em nós, aprenderemos nos alegrar sempre e, não tanto pelo que acontece em nosso entorno, ou pelas circunstâncias que nos sobrevêm, mas sim pelo que existe em nosso interior. A água que restaura, refresca e renova brota em nossa vida a partir de Cristo. Inclusive, por vezes, nem entendemos direito como isso é possível, talvez por estarmos passando por grandes dificuldades! Mas, da mesma forma que um rio tem força suficiente para abrir seu caminho, Deus faz o mesmo em nosso interior. A força do Seu Espírito não pode ser neutralizada por nenhuma circunstância.

Seja o que for que surgir em nosso caminho, não há força suficiente no mundo para neutralizar essa fonte de vida. Mesmo nos momentos mais tristes e passando pelo deserto mais árido, o nosso caminho sempre terá um veio para fluir… e desfrutar.

Sim, porque, muitas vezes, os que nos cercam querem nos fazer entender que o nosso valor é medido pelo que temos. “Você vale pelo que tem” é o que o ditado afirma, mas ele não está certo! A história nos indica, inúmeras vezes, que o valor de cada pessoa reside no que ela é por dentro, e, não, por sua aparência ou bens.

Não nos preocupa ter muito, pois basta o contentamento que nos chega das coisas simples. Não nos afligimos pelo que nos possa acontecer; o que vier chegará com certeza, por mais que desejemos evitá-lo. O que não vai acontecer não ocupa nossa mente, nem o nosso coração, simplesmente vivemos e desfrutamos as bênçãos que Deus nos concede a cada dia. Confiamos no que o Senhor Jesus disse: “Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, ou com o corpo, se terão o suficiente para vestir. Pois a vida é mais que comida, e o corpo é mais que roupa” (LUCAS 12:22,23). Deus cuida de nós. Estamos tranquilos… e contentes.

4. Desempenho, o que fazemos cada dia

Édouard Manet foi um dos grandes gênios da pintura por volta do século 19. O problema era que poucas pessoas foram capazes de apreciar sua criatividade e arte. Junto a outros pintores, construíram o chamado “Pavilhão dos Excluídos”, com o propósito de oferecer um espaço àqueles que não podiam participar de exposições oficiais, devido aos critérios de “especialistas em pintura”, que não consideravam obras de desconhecidos. Com o passar do tempo, esse pavilhão chegou a ser o mais visitado na Exposição Universal de Paris (1867), e alguns dos artistas, como o próprio Manet, vieram a ser admirados por todos.

Todos nós vivemos na expectativa de ver os nossos desejos realizados. E também, os desejos que se escondem no fundo do nosso coração, aqueles que estão entrelaçados a nossa própria experiência e que dão uma dimensão diferente ao nosso futuro, os quais chamamos de sonhos… nossas metas… nossos ideais. Alguém disse, certa vez, que de fantasias também se vive, e de
certa forma, ele tinha razão. Se soubermos conservar o mais importante dos nossos projetos, com a mesma visão que tivemos quando éramos adolescentes, somos então muito mais felizes do que imaginamos.

Mas não devemos parar aí. Os sonhos existem para serem concretizados. Quem sabe, não exatamente como havíamos imaginado no começo, mas de uma ou de outra forma, não devemos deixar de perseguir o que é tão importante para nós. Pois cada um de nós tem a sua própria história… cada um de nós é diferente, portanto, cada sonho também é individual. Embora, à primeira vista, tudo pareça ter acabado, não devemos deixar que tal tragédia destrua nossas expectativas.

De certo modo, não importa o que os outros digam. Temos de seguir em frente. Temos de lutar pelo que acreditamos. Aconteça o que acontecer, não podemos permitir que nos desanimem.

Lembre-se de que Deus existe. E não só isso, Ele se preocupa com você. O melhor que podemos fazer é nos lançarmos em Seus braços e não desistirmos. Você já parou para pensar que Ele o conhece e ama incondicionalmente? Ele é quem pode refazer o seu mundo. A Bíblia diz que Ele sabe o que o seu coração abriga, conhece todos os seus desejos: “Busque no Senhor a sua alegria, e ele lhe dará os desejos de seu coração” (SALMO 37:4). Ele o criou de forma única.

Qual é a razão para, às vezes, as nossas expectativas serem frustradas?

Lembre-se de que, para superar a tristeza, é preciso deixar de acalentá-la. Para lutarmos por nossos sonhos, temos de renunciar à autocomiseração e, também, a essa sensação de que “nada tem sentido e nada posso fazer para mudar o que sinto”. Isso não é verdade! O que somos, tem valor; o que fazemos, vale a pena! Aqueles que nos rejeitam, não têm a última palavra sobre nós. Não podemos permitir que suas ações e palavras nos afetem, pois se o fizermos estaremos concordando com eles. Se não lutamos, permitimos que tirem de nós o que nos pertence. Ninguém tem o direito de anular a nossa vida! Se eles nos têm enviado ao “Pavilhão dos Excluídos”, façamos que esse seja o melhor lugar em que se possa estar.

Deus é especialista em curar as feridas que outras pessoas nos tem causado, além disso, Ele também se preocupa com a nossa tristeza! Ninguém chora sem que Ele saiba. Ninguém está sozinho, pois Deus o acompanha. O Criador está ao lado de quem tem o coração abatido para curá-lo. A Bíblia diz que: “Ele cura os de coração quebrantado e enfaixa suas feridas” (SALMO 147:3).

Como em outras ocasiões, buscar o significado de cada palavra no idioma original acrescenta maior profundidade ao que chegamos a compreender em nossa língua. Quando o salmista diz que Deus sara as nossas feridas, literalmente está dizendo “nossas tristezas”.

O que fazemos na vida tem sentido e, de certa maneira, não importa se alguém goste ou não. Deus nos ama muito além das nossas atitudes ou do nosso trabalho. Quando o Pai apresentou Jesus ao “mundo”, depois de Ele ser batizado, disse uma frase impactante: “Você é meu filho amado, que me dá grande alegria” (LUCAS 3:22). Jesus ainda não tinha feito coisa alguma, nenhum milagre, nenhum serviço, não tinha dito uma única palavra, nem havia ido a parte alguma. Ele, simplesmente, estava começando Sua vida pública… mas tinha todo o contentamento e a aprovação do Pai.

É assim que Deus faz com cada um de nós: nos ama incondicionalmente, sem se importar com o que fazemos!

5. Poder, uma forma diferente de viver

Se vivermos de forma simples a cada dia, em cada coisa que fazemos, em cada momento do nosso trabalho… venceremos, não somente o tédio, mas também a falta de esperança. Precisamos aprender a aproveitar cada detalhe, cada vida que nos cerca, cada encontro, cada emoção por menor que seja. Muitas vezes desprezamos o que é simples e nos apegamos aos nossos sonhos, esperando que o espetacular brilhe, para descobrir, mais tarde, que tudo o que desejávamos eram apenas fogos de artifício para a alma e esse espetáculo jamais nos satisfaz.

Precisamos saborear cada momento que vivemos, não apenas aqueles que são agradáveis, mas também os azedos e até os amargos. Cada dia, milhões de pessoas se abraçam, milhares de palavras comoventes são pronunciadas, cada hora são dados milhares de beijos em todo o mundo e cada um deles é o começo de uma convivência amável entre as pessoas ou, simplesmente, o agradecimento por um gesto de afeto recebido. Se soubéssemos o que acontece nessas histórias singulares, a vida deixaria de ser enfadonha. Lembre-se de que, quando uma descrição desses acontecimentos é levada ao cinema, deixa-nos a todos impressionados, porque conhecemos as circunstâncias que existem por trás de cada pessoa. E você é uma dessas histórias fascinantes.

Por esse motivo, Deus ama a individualidade e Ele jamais fica enfadado. Deus não somente é o Senhor de toda a humanidade em sua totalidade, mas também de cada pessoa em particular. Ele conhece os nomes e as circunstâncias de cada uma. Deus o conhece, conhece o seu coração, os seus desejos e as suas lutas. Essa é a razão de Jeremias ter escrito: “Ainda ouso, porém, ter
esperança quando me recordo disto: O amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis. Grande é sua fidelidade; suas misericórdias se renovam cada manhã. Digo a mim mesmo: ‘O Senhor é minha porção; por isso, esperarei nele!’” (LAMENTAÇÕES 3:21-24).

A nossa vida é o primeiro presente que Deus nos deu, e a cada manhã as Suas misericórdias se renovam sobre nós. Podemos desfrutar de cada momento. Pense bem, comemos todos os dias, mas essa refeição especial de hoje é o que lhe dá prazer. Caminhamos todos os dias, mas o passeio de hoje, com um amigo, é completamente diferente. Falamos milhares de vezes,
mas a conversa que tivemos, há alguns minutos, foi o que tornou este dia tão extraordinário. Poderíamos acrescentar aqui inúmeros exemplos semelhantes a esses!

A sua vida vale a pena! Confie na fidelidade de Deus e com Ele desfrute de cada manhã, de cada tarde, de cada noite… de cada momento: Você é uma dessas histórias fascinantes!

Deus nos fez de forma absolutamente impressionante e, além do mais, somos valiosos, porque a Sua criatividade é a fonte do nosso valor. Lembre-se de que as pessoas são mais importantes do que as suas obras! Isso é o que Deus tem nos revelado. Michelangelo é muito mais importante do que a sua escultura de “Davi”. Leonardo da Vinci é mais importante do que a sua “Madona”, e cada um de nós é mais importante do que aquilo que tenhamos feito. Se não fosse assim, teríamos perdido a ordem dos valores. Pode ser que haja alguém morrendo ao nosso lado e nós nem nos damos conta. Imagine… Você está no Museu do Louvre e há um incêndio. A quem você ajudaria a resgatar? O quadro da “Monalisa” ou a uma pessoa que se encontra numa cadeira de rodas e que não pode fazer muito por si mesmo? Deus não tem qualquer dúvida quanto ao que faria, porque sempre nos dá o máximo de valor! Quando Ele nos guia, tudo é diferente: “E, no entanto, ainda pertenço a ti; tu seguras minha mão direita […] Quem mais eu tenho no céu senão a ti? Eu te desejo mais que a qualquer coisa na terra” (SALMO 73:23,25).

Não estamos sozinhos. Deus, não somente nos criou, mas, além disso, sabe quem somos e nos ama incondicionalmente, visto que fomos projetados por Ele muito antes que tivéssemos consciência de estarmos vivos. “Ó Senhor, tu examinas meu coração e conheces tudo a meu respeito. Sabes quando me sento e quando me levanto; mesmo de longe, conheces meus pensamentos. Tu me vês quando viajo e quando descanso; sabes tudo que faço. Antes mesmo de eu falar, Senhor, sabes o que vou dizer. Vais adiante de mim e me segues; pões sobre mim a tua mão. Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim; é grande demais para eu compreender! É impossível escapar do teu Espírito; não há como fugir da tua presença. Se subo aos céus, lá estás; se desço ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu tomar as asas do amanhecer, se habitar do outro lado do oceano, mesmo ali tua mão me guiará, e tua força me sustentará. Eu poderia pedir à escuridão que me escondesse, e à luz ao meu redor que se tornasse noite, mas nem mesmo na escuridão posso me esconder de ti. Para ti, a noite é tão clara como o dia; escuridão e luz são a mesma coisa. Tu formaste o meu interior e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te agradeço por me teres feito de modo tão extraordinário; tuas obras são maravilhosas, e disso eu sei muito bem. Tu me observavas quando eu estava sendo formado em segredo, enquanto eu era tecido na escuridão. Tu me viste quando eu ainda estava no ventre; cada dia de minha vida estava registrado em teu livro, cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia” (SALMO 139:1-16).