Nós carregamos o peso dos enganos e dos erros das outras pessoas, sem nos darmos conta de que cada um é responsável por si e deve arcar com as consequências de suas próprias ações. Não devemos sofrer pelas decisões que outros tomam, inclusive daqueles que nos amam! É claro que devemos procurar ajudar a todos, mas há um limite… um tempo quando a responsabilidade da outra pessoa não deve pesar em nosso coração. A culpa dos outros não pode recair sobre a nossa alma. Nesse quesito, não podemos sequer nos responsabilizar pelas pessoas de nossa família.

Alguém já levou o peso do mundo em Seus ombros… justamente para que não tivéssemos de carregá-lo. E é Ele a quem sempre devemos recorrer. É nele que devemos descansar. Deus espera que o façamos sempre. “Estabelecerei com eles uma aliança permanente: jamais deixarei de lhes fazer o bem. Porei em seu coração o desejo de me adorar, e eles nunca se afastarão de mim. Terei
alegria em lhes fazer o bem e os plantarei nesta terra firmemente, de todo o coração” (JEREMIAS 32:40,41). O Senhor Jesus levou sobre os Seus ombros o peso do pecado de toda humanidade. Logo, Ele pode carregar o seu fardo também.

Converse com Ele, diga-lhe o que está sentindo, derrame o coração diante dele, reclame ou grite, se assim você quiser fazê-lo, pois Ele quer abraçá-lo. Chore e derrame diante dele todas as suas incompreensões e desilusões, porque Deus deseja que você encontre o seu verdadeiro lar. O Pai sempre nos ouve. Quando abrimos nosso coração para Ele, nem precisamos usar de palavras, pois a Bíblia diz que o Seu Espírito geme ao interceder por nós. Se você deseja saber o que Deus pensa dos seus lamentos, posso lhe dizer que Ele se identifica com você! O que está no seu coração chega, também, ao coração dele. Um dia Jesus proferiu estas palavras: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (MATEUS 11:28). Essa promessa continua sendo uma realidade. Ele continua levando a muitos a descansarem nele. Por que você não experimenta conversar com Ele?

Atreva-se a ser, diante de Deus, exatamente como você é e achará o seu lugar na vida. Sabe qual lugar é esse? É com Ele, usufruindo do Seu amor incondicional.

Se você está numa situação complicada e pensa não poder seguir adiante, peça ajuda!

Deus pode fazer tudo, lembre-se de que Ele é Todo-poderoso, mas Ele prefere compartilhar Sua bênção com cada um de nós. Ele quer que nos ajudemos e sintamos o Seu abraço por trás do sorriso sincero de quem nos ama. Não caminhe sozinho: peça ajuda a um bom amigo, pois os amigos são um presente de Deus. Se você se sente debilitado, peça que o acompanhem. Se estão longe, escreva-lhes ou os chame. Se pensa que ninguém se interessa por você, isso não é verdade! A sua vida é muito mais importante do que qualquer outra coisa!

Deixe-me dizer alguns detalhes que o ajudarão nos próximos dias, enquanto Deus estará fortalecendo a sua vida e ajudando-o a viver de forma melhor, além do que tenha imaginado:

  • Consiga uma Bíblia e leia-a devagar, porque não é um livro qualquer. É o próprio Deus falando com você! Em suas páginas você encontrará muitas frases que chegarão ao seu coração como se estivesse escutando, literalmente, a voz de Deus. Comece a ler o livro de Salmos e os quatro evangelhos, ao mesmo tempo. Se for possível, leia alguns capítulos cada dia, embora o mais importante não é a quantidade de versículos que consegue ler, mas que o seu coração medite naquilo que Deus lhe dirá. Você perceberá como, a cada dia, o seu coração se encherá de vida eterna ao absorver as verdades e promessas bíblicas.
  • Fale com Deus, diga-lhe tudo o que está sentindo: os medos, as sensações, os complexos sentimentos, as situações difíceis pelas quais possa estar passando… Conte tudo a Ele!
  • Procure alguns dos seus cânticos favoritos e ouça-os como se fosse pela primeira vez. Lembre-se dos momentos quando você ouviu essas canções. Comece a escutar música, apenas pelo prazer de ouvir. Busque a chamada “músicas gospel”, em alguma emissora de rádio ou na Internet, e escute-as; acompanhe as letras, na beleza do relacionamento com Deus. Se você tiver a chance de ir a uma igreja, onde as pessoas se deleitem cantando ao Senhor, vá e passe um tempo com elas.
  • Saia para um passeio pela natureza, pela praia ou por algum lugar próximo a você. Contemple a natureza, meditando e desfrutando desses momentos a sós. Se quiser caminhar com alguém que você gosta ao seu lado, convide essa pessoa. Compartilhe com ela o que há em seu coração.
  • Vá a algum local onde possa ver o nascer ou o pôr do sol. Pode ser que isso seja possível bem perto de onde você se encontra. Se estiver chovendo, fique alguns minutos observando a chuva pela janela.
  • Vá a um parque infantil, para ver como as crianças brincam. Se possível, converse com as mães e os pais que estiverem por ali. Se conseguir falar com as crianças, escute-as e brinque com elas.
  • Procure alguém que você possa ajudar. Se for alguém próximo, vá até onde ele se encontra; caso não, pesquise na Internet e procure uma organização à qual você possa ajudar. Há muitas pessoas que precisam de você!
  • Assista a algum filme interessante, caso tenha algum cinema por perto, ou procure na Internet ou em outro meio. Se for uma comédia ou uma aventura que lhe cativa, será muito melhor.
  • Se você gostar de entretenimento, vá a alguma exposição de arte, ou a algum espetáculo de música, dança, esportivo etc.
  • Acrescente à lista qualquer atividade que julgar lhe fazer bem, para que você possa compreender o seu lugar na vida.

Deus o criou de um modo muito especial. Peça a Ele para o ajudar e lhe ensinar a viver e a desfrutar de tudo aquilo que o Senhor é, de tudo o que Ele faz para você e, também, de tudo o que você é. “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome, você é meu. Quando passar por águas profundas, estarei a seu lado. Quando atravessar rios, não se afogará. Quando passar pelo fogo, não se queimará; as chamas não lhe farão mal. Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo de Israel, seu Salvador. Dei o Egito como resgate por sua liberdade; em troca de você, dei a Etiópia e Sebá. Outros foram entregues em seu lugar, troquei a vida deles pela sua. Pois você é precioso para mim, é honrado e eu o amo. ‘Não tema, pois estou com você; reunirei você e seus descendentes desde o leste e o oeste’” (ISAÍAS 43:1-5).