A vida espiritual em uma cultura secular: tomando uma decisão

Quando lemos a história de Daniel, centenas de anos mais tarde, sabemos qual foi o final — mas Daniel não sabia. Ele conhecia a capacidade de Deus, mas não os detalhes de Seu plano. Sabia apenas que desejava viver para honrar o seu Deus. Ele precisava tomar a decisão de obedecer a Deus, ao invés de submeter-se ao mais poderoso governante de seus dias.

Daniel sabia, também, que não poderia sobreviver sem declarar seu amor a Deus. Foi dito que a Palavra de Deus é o leite, comida e pão da vida. A oração, porém, é a sua respiração. Você pode viver por um longo período de tempo sem alimento, mas não pode sobreviver mais que alguns minutos sem respirar. Tal é a importância da oração. Será que damos essa prioridade à oração em nossa vida? Esse é o principal item que deve ser cultivado na vida espiritual em meio a uma cultura secular.

A necessidade do momento presente

O pregador E. M. Bounds escreveu: “A igreja está procurando métodos melhores; Deus está procurando homens melhores” (Poder através da oração, Ed. Batista Regular, 2009).

O drama que se descortina em Daniel vocifera a mesma mensagem para nós. Estamos vivendo em um mundo semelhante ao da Babilônia, cercados por uma cultura que se transforma e que se deteriora constantemente. Entretanto, é para essa espécie de mundo que somos chamadas a ser o “Daniel” de nossa própria geração. Podemos nos amoldar à nossa cultura ou, como Daniel, podemos usar as trevas como oportunidade para refletir a luz do nosso Deus.

ENFOQUE
“Mas profecia bíblica é coisa séria. Deus não enviou visões a homens como Ezequiel, Daniel e João apenas para nos proporcionar um entretenimento emocionante. Deus nos deu os livros proféticos da Bíblia como guias para Seu programa de história. Elas são destinadas a nos informar sobre o futuro — porém, mais do que isso, para nos instruir no presente. Deus nos deu esses livros para que soubéssemos viver hoje com o futuro em mente. Ele no-los deu para nos tranquilizar e nos firmar em Sua perspectiva eterna sobre os acontecimentos humanos e celestiais.” —Ray Stedman (Aventurando-se pela Bíblia, Publicações Pão Diário, 2019, p.421)

A escolha é nossa. De que forma como servas de Deus o serviremos em nossa geração? A coragem que Daniel teve em viver para honrar a Deus é exemplo e legado maravilhoso para nós.

É possível, entretanto, que você ainda não tenha começado a viver no propósito do Deus de Daniel. Se for verdade, você pode encontrá-lo nas páginas do Novo Testamento.

De acordo com os escritores dos evangelhos, o Deus de Daniel veio até nós na pessoa de Seu Filho. Após três anos de vida pública, Jesus morreu, voluntariamente, executado em uma cruz para pagar por nossos pecados.

Três dias depois, Ele ressurgiu dos mortos e oferece agora Sua graça a todos os que reconhecem sua desesperança e confiam nele e em Sua dádiva.

Quando você confia em Jesus como seu Salvador, você recebe o poder e os recursos que Daniel teve em seu relacionamento com Deus. Prossiga com confiança — mesmo em um mundo e cultura que se opõem ao Senhor e à Sua bondade.

Bíblia de estudos da mulher

Artigo retirado de trechos dos estudos

Bíblia de estudos da mulher

Artigo retirado de trechos dos estudos

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais