A vida espiritual em uma cultura secular: o conflito de culturas

O impacto originado pelas diferenças da fé

O papel da fé pessoal em uma cultura seccionada é inevitável. Sobre isso, o autor Os Guinness escreveu o seguinte em seu livro O chamado: “No mundo de hoje, é notório que as diferenças podem fazer a diferença. As crenças têm consequências” (Ed. Cultura Cristã, 2001).

O que principia como concepções de Deus teoricamente diferentes: o mundo, a justiça, a humanidade e a liberdade, acabam sendo maneiras radicalmente divergentes de viver e de morrer.


No passado, algumas pessoas de fé afastaram-se da sociedade para comunidades isoladas, separadas da agitação cultural. Outros se organizaram em grupos de ações políticas. Ainda outros se descobriram destinados a mostrar que, nas mãos de Deus, uma vida pode provocar mudanças — mesmo sem a garantia de direitos civis, ainda que cercada por uma cultura estranha.

 

A influência de uma vida


Por volta de 600 a.C., Daniel viu sua nação assolada e sua vida desarraigada. Com um grupo de outros reféns judeus, ele foi levado cativo a um lugar chamado Babilônia — uma cultura estrangeira, centenas de quilômetros distante da relativa estabilidade de Jerusalém. Na região que hoje chamamos de Iraque, Daniel experimentou o desafio de exercer a sua fé em uma cultura dedicada a um conjunto de valores e prioridades muito diferentes dos seus.


Ao entrarem nesse novo mundo, Daniel e seus amigos expressaram convicções que estavam fadadas a colocá-los em desacordo com seus poderosos captores. No entanto, em meio ao mundo pagão, Daniel tornou-se:


• líder governamental, nomeado para servir em posições de responsabilidade, em três reinados;
• historiador, registrando o que Deus fizera em seus dias;
• profeta, ocupado em predizer o futuro e falar a verdade aos líderes.
No desenrolar do drama bíblico, Daniel é um estudo de caso sobre a fé pessoal vivenciada em uma cultura hostil.

 

Guia de estudo

O CONFLITO DE CULTURAS
Para entender como as diferenças culturais afetam a vida secular e a vida espiritual, e como uma única pessoa pode fazer a diferença.

 

PARA MEMORIZAR
João 17.15

 

PENSE A RESPEITO
1. Examine o texto a seguir e discuta o que isso quer dizer realmente: “Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês” (1Jo 2.15).

 

APROFUNDAMENTO 

Leia João 17.12-17.
1. O que significa Jesus dizer que as pessoas “não são do mundo” (v.14)?
2. A solução apresentada por Jesus ao problema dos conflitos seculares não é tirar os cristãos do mundo. O que Ele afirma que os ajudará (v.15)?
3. Que recurso ajudará os que estão no mundo a não serem derrotados (v.17)?

 

APLICAÇÃO

1. Quando você observa os atuais conflitos culturais com o cristianismo, qual considera ser o maior deles e que requer mais atenção por parte dos que creem?
2. À medida que refletimos sobre tais conflitos, de que forma, sob o seu ponto de vista, a história de Daniel traz uma promessa de esperança para nós?

Bíblia de estudos da mulher

Artigo retirado de trechos dos estudos

Bíblia de estudos da mulher

Artigo retirado de trechos dos estudos