A noiva é uma multidão

Jesus está preparando para si a Noiva e ela é milhares de pessoas que, uma vez perdoadas pelo sacrifício de Jesus, são reconciliadas com Deus. Cristo sonhou com uma comunidade de pessoas que fossem parecidas com Ele, que vivessem em unidade com Deus e com seus irmãos e, juntas, revelassem toda a beleza dele, fazendo o Noivo conhecido em toda a Terra.

Falando sobre o assunto

A Noiva é plural

A Noiva é a Igreja de Cristo; é a comunidade de pessoas que creem no Seu nome e vivem amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos (MARCOS 12:30-31).

Jesus, orando ao Pai, logo antes do grande sofrimento que o levaria a cruz, expressou Seus desejos íntimos a nosso respeito: que sejamos um, unidos uns com os outros, e que sejamos um com Deus. Ele orou pela Noiva que viveria em unidade com Deus e em comunidade (JOÃO 17:20-21). E Ele morreu por isso.

Como assim? Em Gênesis 3 é relatada a queda do homem e a ruptura do relacionamento de amor e unidade do homem com Deus. Por isso, Jesus Cristo foi morto na cruz, como sacrifício pelos nossos pecados a fim de nos reconciliar com o Pai e para redimir o relacionamento do homem com o seu semelhante. É incrível que seja exatamente por tais coisas que Cristo orou antes de ser crucificado.

O plano de Deus é que todos sejamos parte de uma família de muitos irmãos parecidos com Jesus, o primogênito (ROMANOS 8:29). Cristo, por intermédio da Sua cruz, fez-nos o Seu corpo, a Sua Igreja, concidadãos santos e membros da família de Deus (EFÉSIOS 2:11-22). Portanto, temos que ter em mente que a Noiva de Cristo não são pessoas individuais. Ele não vem buscar pessoas isoladas, mas vem para uma comunidade de pessoas que custou o Seu sangue. Isso nos constrange a não viver um Cristianismo individualizado, mas a ter comunhão com irmãos, num relacionamento profundo, redimido e conquistado por Cristo.

Moldados na comunhão

Por que essa unidade é tão importante e requerida por Jesus? Porque é nesse ambiente de comunhão que o caráter de Cristo é moldado em nós, e de fato nos tornamos lhos parecidos com Ele. Em Colossenses 3:11-16, Paulo descreve diversos atributos de Jesus que só se desenvolvem no contexto de relacionamentos: “compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”, compreensão de um para o outro, perdão, amor e aconselhamento na Palavra.

Irmãos, reflitam no tamanho da beleza de Jesus em tudo isso. Cada um de nós foi criado com uma personalidade única, presenteado com dons e habilidades, mas quando estamos unidos, revelamos a multiforme graça e sabedoria de Deus, expressamos toda a Sua riqueza nas mais diferentes formas (1 PEDRO 4:10; EFÉSIOS 3:10). E essa é a importância de fazer parte de uma igreja local.

Talvez alguns de vocês estejam pensando: “Ah, mas é bem mais difícil que isso”. Talvez você já tenha se decepcionado em alguma igreja. Então, por que é tão difícil? Por minha causa. Porque não sei perdoar, porque não sei honrar os outros, porque não tenho mansidão e misericórdia. E assim como eu, meus irmãos também são pecadores. Porém devemos insistir na comunhão do Corpo até que o caráter de Cristo seja moldado em nós.

Pela unidade o conhecerão

Por fim, Cristo sonhou com uma comunidade de pessoas que juntas o fazem conhecido: “…como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (JOÃO 17:21). Essa era a realidade da Igreja Primitiva descrita no livro de Atos.

Em Atos 4, quando Pedro e João saem da prisão e encontram-se com seus irmãos, a Igreja ora para que possam anunciar a Palavra com intrepidez e moverem-se em curas e sinais em nome de Jesus. Há grande poder na oração em comunidade, já que Cristo nos prometeu que o que ligássemos juntos na Terra, também seria ligado no Céu.

Mais tarde, em Atos 17, os cristãos tornam-se conhecidos como “Aqueles que têm causado transtornos no mundo todo…” (v.6). Insistimos em sermos um, para que o caráter de Cristo seja impresso em nós e juntos revelemos a multiforme graça de Deus. Assim, o mundo todo poderá saber que Jesus Cristo é o Senhor. Afinal, a Noiva não é apenas “eu”; a Noiva somos “nós”, a multidão dos remidos: “Depois disso, vi uma imensa multidão, grande demais para ser contada, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Usavam vestes brancas e seguravam ramos de palmeiras. E gritavam com grande estrondo: ‘A salvação vem de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!’” (APOCALIPSE 7:9-10).

Onde encontrar na Bíblia?

JOÃO 17:20-21

Não te peço apenas por estes discípulos, mas também por todos que crerão em mim por meio da mensagem deles. Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

ROMANOS 8:29

Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos.

Questões para debate

  1. Você se esforça para desenvolver relacionamentos profundos com seus irmãos em Cristo e ter um caráter moldado por Ele?

  2. Sua vida prática tem tornado Cristo conhecido em sua comunidade? De que forma?

  3. O que me impede de viver em comunhão?

Oração

Senhor Jesus, agradeço-te por Teu amor derramado por nós na cruz. Agradeço-te, porque para estar reconciliado com Deus e ser a Tua Igreja, Tua noiva, custou o Teu sangue precioso. Quero honrar o Teu sacrifício com a minha vida, esforçando-me para ser um com os Teus remidos, sendo moldado pelo Teu Espírito. Jesus, permita que juntos façamos a Tua pessoa conhecida em toda a Terra.

Rebeca Gandara

Medicina — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais