A glória de Deus

Usamos o adjetivo “fascinado” quando algo nos prende a atenção de tal maneira que faz nosso coração bater mais forte, enche nossos olhos e cala todas as vozes interiores, como se nada mais existisse ao redor.

Um vislumbre da glória e da majestade de Jesus faz com que fiquemos fascinados por Ele, e revelam o quanto Ele é exaltado. A glória de Jesus e o motuvo pelo qual Ele é glorioso e glorificado afetam poderosa e diretamente quem o contempla e se aproxima dele.

Por isso, convidamos você a conhecer o motivo pelo qual Jesus é fascinante.

Falando sobre o assunto

Olhando para Aquele que nos salva 

Jesus é anunciado por toda Bíblia. Incontáveis fatos apontam para Ele. Em Números 21, o povo de Israel murmurou e falou contra Deus. Isso permitiu que serpentes viessem ao acampamento e trouxesse morte ao povo. Então o povo clamou e Deus ordena a Moisés que levante em um poste com uma serpente de bronze no topo. Quem fosse picado e apenas olhasse para ela, seria curado.

Em João 3:14 temos a revelação de que esse acontecimento era uma indicação daquele que haveria de vir. Jesus veio, sendo necessário que fosse levantado em um madeiro para que quem olhasse para Ele pudesse crer, e crendo fosse curado do veneno mortal que corria nas veias da natureza humana por causa do pecado, e alcançasse vida eterna.

Isaías foi um dos profetas a quem Deus revelou sobre Jesus. Ele escreveu que o deserto e a terra seca se alegrariam e a glória e o resplendor do Senhor seriam vistos por todos (ISAÍAS 35).

Vendo a glória de Deus

Jesus veio e o mistério que esteve oculto foi revelado. Passaram-se séculos até João afirmar: “E vimos sua glória” (JOÃO 1:14); e Hebreus confirma: “O Filho irradia a glória de Deus” (HEBREUS 1:3).

O Verbo veio ao mundo, revelou a glória de Deus e foi glorificado por Sua morte e ressurreição. Além disso, recebeu toda autoridade e o nome que está acima de todo nome, trazendo cura, salvação e estabelecendo um Reino inabalável.

Jesus esvaziou-se de si mesmo e foi morto em um madeiro, mesmo sendo Ele o próprio Rei da glória (SALMO 24:10). Isso, para que os pecadores que estavam destituídos da glória de Deus fossem revestidos de Sua glória!

Por isso, o rosto dele foi coberto de vergonha (SALMO 69:6-7). E foi feito assim para que ao contemplarmos sua face, a vergonha da nossa vida fosse dissipada para sempre (SALMO 34:5). O braço dele nunca esteve encolhido para que não pudesse salvar, mas nossos próprios pecados nos separavam dele (ISAÍAS 59:1-2). Agora Ele nos chama: “Que todo o mundo se volte para mim para ser salvo! Pois eu sou Deus, e não há nenhum outro” (ISAÍAS 45:22)!

A glória do Senhor nos fascina, afinal Ele venceu o pecado e a morte, e hoje basta apenas olhá-lo para sermos curados! Podemos com a face descoberta, sem nada que nos impeça de ter um vislumbre, contemplá-lo e sermos transformados de glória em glória (2 CORÍNTIOS 3:18).

Jesus precisa ser levantado e exaltado em nós, no deserto e terra seca do nosso coração, para que assim sejam transformados em mananciais! E não para aí!

Tornamo-nos portadores de Sua glória e glorificamos a Deus Pai por Seu Espírito que nos torna frutíferos (JOÃO 15:8).

Onde encontrar na Bíblia?

COLOSSENSES 3:4

E quando Cristo, que é sua vida, for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória.

2 CORÍNTIOS 3:18

Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele.

Questões para debate

  1. O quanto Jesus o fascina?

  2. Você já teve um vislumbre de Sua glória? Se sim, como foi?

  3. Sua vida é como um manancial ou sente que está como um deserto ou terra seca? O que você pode fazer a respeito?

Oração

Jesus, queremos ser fascinados por , queremos glorificar Teu nome e fazê-lo exaltado onde quer que estejamos. Transforma em mananciais a terra seca do nosso coração neste dia. Que possamos te conhecer profundamente e ser vivificados por . Desejamos Tua cura e salvação em cada vida ao redor. Que o Teu Reino venha, em nome de Jesus. Amém.

Tieme Harfouche

Engenharia Florestal — Jesus na UFPR