Leia: Lucas 1:26-38; 10:35-37, Mateus 5:13-16, Marcos 12:31

A maioria de nós vive em situações de “se-então”, quer saibamos ou não. Se não trabalharmos duro, então podemos perder o trabalho. Se não tratarmos bem os outros, podemos nos encontrar sem bons relacionamentos. Pense em uma declaração diferente do tipo “se-então” – “se não formos generosos, então não poderemos ser bem-sucedidos”. Dito de outra forma, sem generosidade, nenhum trabalho humano pode ter sucesso.

É a generosidade que nos permitirá manter um equilíbrio dentro do ministério e ser um pouco mais humanos diante da vida e dos problemas dos outros. A generosidade pode ser definida como a ação de ajudar os outros incondicionalmente e sem limites. Sem limite inclui elementos para o financeiro, para o físico, para o material e também sem limites para sua generosidade moral divina.

Esse tipo de generosidade fala comigo como chadiano (nativo de Chade) em muitas passagens para construir uma base de exemplo que se relaciona com minha cultura de princípios que devemos aplicar em nossa existência ministerial para ter sucesso:

  • Ame o próximo como a si mesmo – esta expressão é importante para o ministério no Chade porque precisamos de um coração que suporta o sofrimento do próximo e então teremos uma compreensão de como devemos oferecer generosamente.
  • O Bom Samaritano – como um ato de generosidade, devemos modelar isso com nosso tempo para cuidar e nos atentar aos fardos extremos dos outros com tudo o que temos.
  • A vinda de Jesus até nós – isso revela, bem acima de nossas possibilidades, que Deus é generoso para dar algo mais valioso do que podemos imaginar. A partir disso, entendemos quão profundamente a generosidade deve persistir em nós.
  • Ser sal e luz — Somos chamados a ser assim em nosso mundo, o qual nos chama a ser nobres, irrepreensíveis e amorosos. Isso começa apenas com um coração de generosidade. 

Todos esses exemplos acima são passagens impactantes das Escrituras. Todos eles começaram com um coração de generosidade. Ela deve se tornar natural, incondicional, um dever em nossas vidas de dar e às vezes querer trocar nossa vontade pela dos outros. É uma emoção sem igual que leva a uma decisão sem pensar e que muda o coração para o bem, trazendo-nos o temor do Senhor para trabalhar o bem em nós. Sem este coração, o que podemos ser e fazer? Se formos generosos, poderemos ser bem-sucedidos no ministério. Se não formos, não nos desenvolvemos corretamente, mas somos carentes das qualidades necessárias para mostrar Cristo, o Bom Samaritano e ser sal e luz para o próximo.

Perguntas para reflexão

  •         Você vê a generosidade como um ingrediente essencial para ser bem-sucedido no seu ministério? Esse tipo de generosidade é contrário à sua cultura ou essencial para o encontro?
  •         Que outras passagens nas Escrituras você consegue pensar que demonstram generosidade dessa maneira?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais