Leia: 2 Coríntios 9 (Reveja 2 Coríntios 8)

Quando Jesus se sentou com a mulher no poço, você acha que Ele considerou o que receberia em troca? Acha que Seu esforço de comunicação foi generoso considerando as circunstâncias? A generosidade pode vir de muitas formas: tempo, talentos dados, presentes e nossas finanças. É fácil dizer que a generosidade não tem expectativa de pagamento ou qualquer coisa em troca por quem recebe, mas às vezes é humanamente desafiador. E se, por um momento, refletirmos sobre isso e abraçarmos o conceito de retribuição por generosidade, como seria isso? E se o retorno fosse equivalente a ganho monetário? Se você começar a pensar sobre isso, pode passar a ver o valor do relacionamento no contexto africano.

A generosidade é um ato de amor demonstrado a uma pessoa pela qual alguém se entrega por uma necessidade sem esperar pagamento ou qualquer coisa de volta do receptor. As Escrituras demonstram um alto nível de generosidade em 2 Coríntios capítulos 8 e 9. No capítulo 8, nos primeiros versículos, você pode ver os corações muito dispostos dos macedônios. Este tipo de doação é o modelo de generosidade. Um pouco mais adiante no capítulo e no seguinte, podemos ver os resultados dessa generosidade e a retribuição é desenvolvida. Paulo convida Tito para ir e compartilhar a generosidade e uma ponte é construída no relacionamento, o carinho um pelo outro cresce e ainda mais generosidade um com o outro é percebida. Por mais que a generosidade seja sem expectativa, muitas vezes ela cresce na bênção do retorno e essa retribuição é o relacionamento.

Culturalmente, na Tanzânia, a generosidade é um tema de forte impacto. As pessoas dentro de contextos sociais na África esperam que todos ajam gentilmente com todas as pessoas, particularmente com as pessoas de relacionamentos mais próximos. Como o contexto africano é voltado ao relacionamento, a generosidade desempenha um papel central no ministério. Quando a generosidade se esgota, os africanos tendem a estar mais próximos de quem se relaciona com sua bondade. A generosidade, verdadeiramente, é a chave para o ministério.

A generosidade vem em muitas formas. Para a igreja do interior africano da Tanzânia, parte da nossa expressão de generosidade é através da doação de água potável. Assim como Jesus sentou-se com a mulher junto ao poço, não é nossa intenção sermos apenas generosos com água, ou tempo, mas com a água viva de Cristo. O que realmente estava acontecendo lá em retribuição a Cristo e Sua generosidade? O que Ele ganhou? O relacionamento que rapidamente impactou outros para o Reino. Qual é a nossa expectativa para nossa generosidade em poços, água, tempo e recursos? Relacionamento com a comunidade para alcançar para o Reino. Toda generosidade tem o potencial de 2 Coríntios 8 e 9. Toda generosidade tem o impacto potencial para os relacionamentos do Reino, como bem sabemos pela generosidade suprema da vida de Jesus e nosso relacionamento a partir disso. 

Perguntas para reflexão

  • Sua generosidade está vendo o impacto e o retorno do investimento em relacionamentos para o Reino?
  • O que podemos fazer para aumentar nossa generosidade intencional para construir melhor nossos relacionamentos?