Conexão Universitária – A era da desconexão social

O mundo é um emaranhado de distrações. Falo por mim mesma, não posso entrar em uma rede social que automaticamente me perco e, quando me dou conta, passei horas ali. Pequenas coisas, como o nosso  celular, tiram a nossa atenção do nosso real objetivo: a eternidade! A tela do nosso celular não é a realidade, mas apenas um fragmento dela, uma pequena parte daquilo que presenciamos e que resolvemos postar. Contudo não é quem realmente somos. O fato é que estamos presos em performances das quais não queremos abrir mão!

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

GÁLATAS 1:10

Acaso estou tentando conquistar a aprovação das pessoas? Ou será que procuro a aprovação de Deus? Se meu objetivo fosse agradar as pessoas, não seria servo de Cristo.

LUCAS 10:27 O homem respondeu: “‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu

coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de toda a sua mente’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Há algum tempo, em meio a mais uma das minhas aulas na faculdade, deparei-me com esta fala do meu professor: “A nossa geração tem uma natureza infiel”,e ele não está errado. Ele estava falando sobre o público que lê um determinado veículo noticioso e logo se cansa e parte para outra notícia, mas comecei a pensar no coração infiel do ser humano, de nós cristãos. Observando os dois versículos citados, podemos chegar a algumas conclusões sobre isso.

A aprovação

No contexto do Reino de Deus, ser uma geração infiel diz respeito a colocarmos o nosso coração em coisas que não agradam ao Senhor. Quando lemos em Gálatas 1:10 que não devemos buscar a aprovação das pessoas, é justamente sobre fidelidade que estamos lendo. O Senhor precisa estar em primeiro lugar em nossa vida, pois tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus se transforma em um ídolo. Como seres criados à imagem de Deus, somos seres sociais, buscamos estar em relacionamentos e buscamos a aprovação do outro; mas quando isso se torna o objetivo de nossa vida, colocamos outras coisas no lugar de Deus  e nos tornamos suscetíveis à idolatria. Tratando-se das redes sociais, talvez a idolatria do “eu” seja a mais difundida, e é por isso que precisamos ficar atentos quanto ao nível de influência que sofremos ao estarmos conectados a elas.

Amar o próximo

Qual foi a última vez que você conversou com alguém e ouviu realmente o que essa pessoa estava falando? Estou falando de ouvir de verdade, compreender cada palavra e o contexto da história narrada sem estar com a cara na tela do celular! Estar conectado à internet não é sinônimo de conexão social. O que eu quero dizer é que, no mundo em que vivemos, em que tudo é para ontem e realizamos diversas atividades ao mesmo tempo, é difícil estabelecer relacionamentos sólidos e verdadeiros entre indivíduos que conversam por meio de uma tela. Ao mesmo tempo em que você está lendo este texto, também está ouvindo a sua playlist favorita no Spotify e conversando com alguém; em qual dessas atividades você está realmente prestando atenção? Deus nos fala que precisamos estar em comunhão, Ele não nos criou para vivermos isolados!

Não estou falando que devemos sair do mundo digital. Eu também gosto dele, pois é um lugar onde podemos nos conectar com pessoas que nem imaginávamos; porém ele não deve ser o nosso “mundo real”. Conexões são mais bem estabelecidas com pessoas reais. Não abra mão disso, invista na comunhão presencial!

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. De que forma você pode usar as redes sociais de maneira saudável? Pense em métodos que você pode utilizar, como diminuir o tempo nas telas ou até mesmo para de seguir algumas pessoas que não edificam a sua vida.
  2. Você tem o hábito de praticar a escuta ativa? Caso não, comece hoje a dedicar melhor o seu tempo às pessoas com que conversa, amando o próximo dessa forma.
  3. Você dedica tempo na presença de Deus? Se desconectar do mundo para se conectar com Deus é a melhor coisa que um cristão pode fazer! Descreva algumas de suas experiências com Deus.

ORAÇÃO

Deus, ajuda-nos a nos conectarmos mais a ti. Não nos deixes ser conduzidos pelas distrações do dia a dia que nada acrescentam às Tuas obras e ainda nos desviam de buscar o Senhor. Ajuda-nos a sermos fiéis a Tua Palavra e a não depositarmos nossa fé em homens com suas palavras cheias de pecado.Ajuda-nos, Pai, a amarmos o próximo e a nos conectarmos de maneira real e intencional com o nosso irmão. Ensina-nos a chorar com os que choram, a nos alegrarmos com os que se alegram e assim crescermos conectados como parte do corpo vivo de Cristo, que é a verdadeira conexão que precisamos. É o que oramos. Em nome de Jesus. Amém!

Isabelle Almeida

Jornalismo — Intervalo Vida PUCPR