Creia no Senhor Jesus, e você e sua família serão salvos. – Atos 16:31

Usando sua roupa de costume, James atravessou o ginásio do presídio e subiu até a piscina portátil, onde ele foi batizado pelo capelão da prisão. A alegria de James se multiplicou, no entanto, quando ele soube que sua filha Brittany – também presa- havia se batizado no mesmo dia, na mesma piscina! Ao se darem conta do que tinha acontecido, até os funcionários se emocionaram. “Muitos olhos ficaram marejados”, disse o capelão. Entrando e saindo da cadeia por anos, pai e filha queriam o perdão de Deus. E, juntos, receberam do Senhor uma nova vida. 

As Escrituras descrevem outro encontro na prisão – desta vez com o carcereiro – onde o amor de Jesus transformou uma família inteira. Depois que um “forte terremoto” sacudiu até os alicerces da prisão e deixou “as portas da prisão escancaradas”, Paulo e Silas não fugiram, mas permaneceram dentro de suas celas (Atos 16:26-28). O carcereiro, imensamente grato por não fugirem, os levou para sua casa e em algum momento fez a pergunta capaz de mudar a vida: “O que devo fazer para ser salvo?” (v.30).

“Creia no Senhor Jesus” responderam, “você e sua família” (v.31). A resposta revela o desejo de Deus de derramar misericórdia não apenas sobre indivíduos, mas sobre famílias inteiras. Ao encontrar o amor de Deus, o carcereiro “e toda a sua família se alegraram porque creram em Deus” (v.34). Mesmo que estejamos ansiosos pela salvação dos nossos entes queridos, podemos confiar que Deus os ama ainda mais do que nós. Ele deseja renovar a nossa vida e a nossa casa toda. 

Winn Collier

Reflexão

  • Quais são suas recordações da época em que você aceitou a Cristo como salvador?
  • Como foi sua experiência do batismo e o que ele significou para você?
  • Como podemos encorajar uns aos outros a sermos renovados e transformados em Cristo?

Leitura bíblica de hoje Atos 16:22-34

Pensando sobre

Vemos dois grandes movimentos no livro de Atos que estão ligados: geográfico e étnico. As boas-novas vão de Jerusalém até os confins da Terra, desde judeus até gentios. Jerusalém representa o judaísmo e o Deus do Antigo Testamento promete trazer salvação ao mundo através da nação de Israel. Essa promessa remonta o pacto entre Deus e Abraão (Gênesis 12:1-3), onde o Senhor prometeu que criaria uma grande nação (Israel) por seu intermédio e abençoaria todos os povos. Essa promessa foi cumprida em Jesus, o Messias (Lucas 1:55,73; 19:9; Atos 3:25; 7:17).