A autoridade do nome de Jesus

Porque Ele vive, nosso coração é tomado de esperança. Celebramos que Cristo vive, e por isso, temos a segurança de um amanhã, da eternidade a ser desfrutada em Sua doce presença. Além de nos assegurar a vida eterna, a ressurreição de Cristo também nos garante uma nova realidade de vida hoje, firmada na fé em Seu nome e na comunhão com Seu Espírito Santo.

Falando sobre o assunto

A autoridade de Jesus Depois de ressuscitar dos mortos, Cristo permaneceu durante 40 dias na Terra, ensinando os discípulos acerca do Reino de Deus (ATOS 1:3). Antes de ascender aos Céus, Jesus garantiu aos Seus discípulos que toda a autoridade lhe fora dada e que Ele estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (MATEUS 28:18-20).
Nessa fala de Jesus estão contidas duas realidades que nós temos acesso hoje: caminhar de fé baseado na autoridade do nome de Jesus e vida de comunhão com o Cristo vivo.

Na cruz, Cristo carregou sobre si o castigo pelo nosso pecado. Também carregou toda a sorte de enfermidades e todo o jugo de escravidão que pesava sobre nós (ISAÍAS 53:4-11). Mas por ter sido Santo e Puro em tudo, ofereceu a Deus o sacrifício perfeito — “De fato, segundo a lei, quase tudo era purificado com sangue, pois sem derramamento de sangue não há perdão”
(HEBREUS 9:22) —, e ressuscitou vitorioso sobre a morte, de modo que a morte não pôde contê-lo (ATOS 2:22-24).

Cristo se fez homem, a si mesmo se humilhou e morreu em nosso lugar, mas Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome (FILIPENSES 2:8-11). Por Sua ressurreição, tudo o que há no Céu e na Terra foram colocados debaixo da autoridade do nome de Jesus.

Cristo vive e reina hoje nos Céus, à direita de Deus, poderoso para realizar o que pedimos em Seu nome e de acordo com a Sua vontade (JOÃO 14:12-13; 1 JOÃO 5:14-15). Foi essa realidade que os discípulos experimentaram e que foi descrita ao longo do livro de Atos.

A autoridade que temos em Seu nome

Em Atos 3, Pedro cura um aleijado de nascença a porta do Templo, dizendo: “Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levante-se e ande!” (v.6). Tal cura deixou o povo atônito. Após isso, Pedro e João foram presos pelo fato de anunciarem, em Jesus, a
ressurreição dos mortos (ATOS 4:1-2). Quando as autoridades que os prenderam perguntaram: “Com que poder, ou em nome de quem, vocês fizeram isso?” (ATOS 4:7), os discípulos responderam: “Saibam os senhores e todo o povo de Israel que ele foi curado pelo nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos” (ATOS 4:10).

Porque Ele vive, há poder e autoridade em Seu nome para curar. Além disso, porque Ele vive, “todo o que nele crer receberá o perdão de seus pecados por meio de seu nome” (ATOS 10:43). Todo aquele que o invocar será salvo (ROMANOS 10:9,13).

Cristo sempre presente

Além de nos garantir que toda a autoridade é Sua e chamar-nos para um caminhar de fé em Seu nome, Cristo também nos ensina que, porque Ele vive, está conosco todos os dias. Jesus reina em autoridade nos Céus, exaltado à destra de Deus, mas é, ao mesmo tempo, próximo, íntimo e acessível. Como? Quando ressuscitou e ascendeu aos Céus, Jesus rogou ao Pai e Ele nos enviou o Seu Espírito (JOÃO 14:16-17). Por isso Cristo afirmou que convinha que Ele morresse e ressuscitasse (JOÃO 16:7). Agora, o Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos vive em nós! Nós temos a vida de Cristo bem aqui, dentro de nós. Porque Ele vive, somos um com Ele.

Questões para debate

1. Você crê na autoridade do nome de Jesus para curar e salvar?
2. O que o faz duvidar da autoridade do nome de Jesus?
3. Você vive em comunhão com Cristo, que está vivo e acessível?

Oração

Senhor Jesus, obrigada por estar vivo e ser o mesmo hoje e sempre. Somente porque tu vives, temos esperança. Enche-nos de fé no Teu nome poderoso, Jesus. Enche-nos de ousadia para proclamarmos cura e salvação em Teu nome. Reina entre nós conforme o Teu querer e habita nosso íntimo. Obrigada Jesus, porque podemos nos relacionarmos contigo através do Teu Espírito. Leva-nos a lugares mais profundos de intimidade. Queremos ser um contigo. Em nome de Jesus. Amém!

Rebeca Gandara
Medicina — Jesus na UFPR